(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Leia os textos e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão.
Texto 1
A ideia de que algo está “cientificamente comprovado” costuma ser utilizada pela imprensa, pela publicidade e mesmo em discussões no dia a dia como sinônimo de que aquilo que se afirma é verdadeiro, ou mais, que é A Verdade. No entanto, é sabido que o conhecimento científico é feito aos poucos, coletivamente e está em permanente revisão e transformação. Assim, não apenas algo que hoje está “cientificamente comprovado” pode deixar de estar amanhã, devido à evolução das pesquisas e do debate, como também, sem a devida referência à fonte que teria “comprovado” o valor de algo, a ideia, na realidade, não significa nada.
Texto 2
A ciência, como se sabe, está em permanente transformação, reformulação e ampliação. Apesar disso, alguns cientistas acabam por apresentá-la como detentora de verdades absolutas, o que compromete – e muito – a necessária e adequada difusão das discussões científicas para o conjunto da sociedade.
Geralmente, os bons trabalhos científicos fazem menção a outros que apresentam visões conflitantes com a do autor. Ou seja, de um modo geral, a produção científica é conduzida com o necessário espírito autocrítico, de modo a merecer a credibilidade da opinião pública.
Mas a ciência também tem seus momentos menos nobres. Um mau exemplo veio do famoso Projeto Genoma Humano, como demonstrou o jornalista Marcelo Leite no livro Promessas do genoma. De acordo com o autor, desde seu início, em 1989, as lideranças do projeto adotaram, em sua estratégia para captação de recursos, uma comunicação amplamente baseada no argumento determinista de que “tudo está nos genes”. E isso aconteceu justamente em um momento do desenvolvimento da biologia em que já estava consolidada a convicção de que a arquitetura do genoma humano não comporta interpretações deterministas.
(Maurício Tuffani. Revista Unesp Ciência. Outubro-2009. Adaptado)
Texto 3

A partir da leitura dos textos, redija uma dissertação em que seja discutido o tema:
A Ciência e o senso-comum – como divulgar adequadamente as descobertas científicas?
Dê um título para seu texto, que deve obedecer à norma padrão do português do Brasil.