(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
Se você pretende cursar Medicina, prepare-se para dedicar oito ou nove horas de seu dia para os estudos. Considere a possibilidade de ter que reorganizar sua vida, reorientando o tempo que dedicava aos amigos, à família, ao/à namorado(a). Tenha em mente qual o valor que assegura seu objetivo: por que ser um profissional da área da saúde? Que sentido tem esse trabalho para você?
Antes de desenvolver a proposta de redação, leia os textos a seguir.
TEXTO I

(https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/)
TEXTO II
Caminhos
A vida é cheia de nos mostrar caminhos. Nem sempre vemos…
O objetivo dos caminhos é levar-nos a algum lugar. Antigos chamavam de “parnaso”, hoje em dia, é o “chegar lá”…
Porém, mais importante que a estrada é como andamos nela. Se há impedimentos frequentes, decepções, mistura de alegrias e tristezas, há de se pensar… Às vezes, nem sabemos, mas o nosso “ponto final” é o próprio
horizonte, é o infinito!
Enfim, as almas sempre encontram seus caminhos quando estão na estrada, escondem-se em atalhos, superam as barreiras, mas chegam lá…
Nem sempre o “ponto final” é objetivo, nem o que parecia ser o esperado, mas também, pode ser melhor do que o esperado, por se tornar infinito, portanto, eterno!
Paz e bem!
(José Luiz Cintra Junqueira. Caminhos. Postado no blog, em 26/9/2014. Disponível: http://zeluizjunqueira.wordpress.com/)
TEXTO III
Muitos jovens descobrem um novo sentido para o trabalho conjugando-o com realização pessoal e papel social
Essa geração não pensa o trabalho como seus pais pensavam. Não é apenas acúmulo de dinheiro ou status social que está em jogo para eles. Investigando a simbologia do trabalho para esses jovens, observamos alguns novos significados. Eles não negam questões funcionais, como dinheiro e estabilidade, mas a diferença é que não param por aí. Encontramos muitos jovens conectando sua realização pessoal à profissão dos seus sonhos. Essas buscas não são dissociadas, elas vêm juntas. O trabalho é cada vez menos visto como necessidade, e cada vez mais como elemento de realização e expressão. Os exemplos profissionais mais admirados são aqueles que conseguem aliar as duas coisas. Uma não menos importante que a outra. Ambas integradas. Essa é uma nova noção de sucesso que ganha força.
O que dizem os jovens...
“Dentre as carreiras que estou optando, quero buscar uma coisa socialmente útil.”
“Uma coisa que eu observo nos meus colegas, que une todo mundo, é que todo mundo quer trabalhar, mas todo mundo quer ter uma qualidade de vida. Isso é um pouco diferente dos nossos pais, aquela coisa de segurança por ter um cargo público, trabalhar, trabalhar, trabalhar, ter a sua casa, família e deu.”
“Cada um tem seu conceito de sucesso. O meu é conseguir alcançar as pessoas, conseguir gerar uma mudança no mundo a respeito da causa que eu abraço, sem morrer de fome, mesmo porque assim não iria conseguir nada.”
“Claro que é importante, dinheiro é muito importante. A questão é: que tipo de dinheiro, de onde ele vem e como ele vem.”
“Dinheiro é importante, só que a questão é como ganhar, né? É como achar um sentido pra ganhar ele. Todo mundo quer achar um propósito claro: ganho esse dinheiro fazendo uma coisa que eu gosto, que faça no mínimo sentido.”
(Projeto Sonho Brasileiro. Disponível: www.osonhobrasileiro.com.br. Adaptado.)
TEXTO IV
Medicina
O que faz
Habilitado a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças da população, o médico precisa estar em constante atualização. Quem escolhe essa carreira tem pelo menos dez anos de estudo pela frente e muita dedicação. Em geral, nas várias especialidades existentes, o dia-a-dia do médico consiste na realização de consultas para diagnósticos ou prevenção de doenças, análise de exames, prescrição de medicamentos e realização de cirurgias.
A medicina está diretamente ligada ao trato com o paciente. Pessoas que não gostam de se relacionar com outras dificilmente se adaptarão a essa profissão. O médico Roberto Fiszman, chefe do serviço de epidemiologia e avaliação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) destaca que essa é uma habilidade indispensável. “Tradicionalmente a atividade médica pressupõe gostar de gente, de ouvir, de conhecer, acompanhar. Se não tiver essas qualidades, vai ser muito complicado exercer a profissão”, ressalta.
Outra condição importante para seguir a carreira médica é gostar de estudar. Os avanços e as descobertas de novos medicamentos e tratamentos exigem que o profissional esteja em constante atualização. Além disso, na opinião de Roberto Fiszman, o médico precisa ser versátil. “A mensagem mais importante para os jovens que vão ingressar nessa profissão é que hoje precisamos de profissionais com várias qualificações. Não adianta ser bom em apenas um aspecto. Precisa ser versátil”, destaca.
(Disponível: http://www.fiocruz.br/jovem/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=101&sid=18)
Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, e elabore propostas para defender seu ponto de vista.
Observações:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
- A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
- O rascunho poderá ser feito na última página deste Caderno.