(PROPOSTA DE REDAÇÃO)






São apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
TEMA 1
Moradores de rua X Circulação pública
Não é trabalho dos mais difíceis encontrar estruturas que impeçam a presença de moradores de rua junto a prédios na área central de Porto Alegre. Mesmo em regiões mais afastadas do Centro Histórico, é possível achar estratégias variadas para afastar essa população, normalmente sob o pretexto de que exalam mau cheiro e deixam os locais sujos.
O caso de uma grade instalada para impedir a presença de sem-tetos sob a marquise de um prédio da Rua da República, no bairro Cidade Baixa, levantou o debate nas redes sociais sobre a rejeição à presença de moradores de rua.
Fragmento adaptado de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2014/08/estruturas-antimoradores-de-rua-se-espalham-por-porto-alegre-4574237.html. Acesso em 21 ago. 2014
Se escolher o tema 1, você deverá apresentar o seu ponto de vista sobre a instalação de estruturas antimoradores de rua em calçadas e demais ambientes públicos.
TEMA 2
Ajuda X Esmola
Foi de uma premissa simples que as amigas Luana Flôres, 30 anos, Helena Legunes, 22 anos, e Laura Camardelli Brum, 24 anos, iniciaram o projeto que espalha cabides pela cidade para que as pessoas deixem roupas e agasa lhos: “se você precisa, é seu”. Para reproduzir o Amor no cabide, as idealizadoras recomendam que as roupas não sejam penduradas em árvores e fi quem ao abrigo da chuva. O projeto foi copiado em cidades do interior e de outros estados, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Adaptado de: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/07/ jovens-espalham-cabides-nas-ruas-para-doacao-de-agasalhos-4558281.html. Acesso em 22 ago. 2014.
Você considera projetos como Amor no cabide uma medida efetiva ou paliativa para amenizar os problemas sociais no País?
TEMA 3
Público X Privado
O papel social de indivíduo (e de cidadão) é uma identidade social de caráter nivelador e igualitário. Essa seria sua característica ideal e normativa, de modo que, como cidadão, eu só clamo direitos iguais aos de todos outros ‘homens’. O conjunto de cidadãos, assim, é um conjunto de unidades teoricamente idênticas e absolutamente iguais e paralelas.
Mas o que ocorre comigo quando saio de casa e vou para o mundo da rua e das relações impessoais que ali estão implicadas? O que ocorre comigo quando me transformo em cidadão?
DaMatta, Roberto. A casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e a morte no Brasil.
5 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. Fragmento publicado em http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/apresentacao.php?idVerbete=1429. Acesso em 30 ago. 2014.
Se você optar pelo tema 3, deverá analisar o modo como algumas pessoas modificam seu comportamento quando estão em espaços públicos, discutindo as consequências de comportamentos inadequados em ambientes compartilhados.