Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2018
1ª Fase
PROPOSTA-REDACA-Sua669096206a0
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Sua prova apresenta DUAS propostas de redação. Escolha UMA delas para produzir seu texto dissertativo-argumentativo.

PROPOSTA I 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema A CRIMINALIDADE JUVENIL EM QUESTÃO NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I 

Mais do que as condições socioeconômicas, a falta de interação entre pais e filhos, a existência de parentes com problemas 
psicopatológicos e os problemas escolares são fatores determinantes para a inserção dos jovens na criminalidade. 

Maria Delfina Farias Dias. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/academia/id160202.htm>. Acesso em 30 abr. 2018. 

TEXTO II 

As estatísticas de criminalidade mostram que boa parte dos envolvidos em crimes violentos no Brasil apresenta um perfil bastante definido. São jovens do sexo masculino, com idade entre 15 e 20 anos, geralmente pobres e moradores das periferias dos grandes centros urbanos. Os homicídios têm sido a principal causa de morte nessa faixa etária, respondendo por 40% dos óbitos. Em sua maioria, esses jovens tinham algum tipo de ligação com delitos como roubo e tráfico de drogas. A delinquência juvenil, tanto por sua relevância estatística quanto pelas consequências nefastas que acarreta à sociedade, é um dos mais graves problemas da segurança pública. 

Heloisa Joly. Disponível em: <https://psalm.escreveronline.com.br/proposta-delinquencia-juvenil/>.  Acesso em: 30 abr. 2018. (texto adaptado) 

TEXTO III 

MEU GURI 

Chega suado e veloz do batente 
Traz sempre um presente pra me encabular 
Tanta corrente de ouro, seu moço 
Que haja pescoço pra enfiar 
Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro 
Chave, caderneta, terço e patuá 
Um lenço e uma penca de documentos 
Pra finalmente eu me identificar 
Olha aí! 
(...) 

Chega estampado, manchete, retrato 
Com venda nos olhos, legenda e as iniciais 
Eu não entendo essa gente, seu moço 
Fazendo alvoroço demais 
O guri no mato, acho que tá rindo 
Acho que tá lindo de papo pro ar 
Desde o começo eu não disse, seu moço! 
Ele disse que chegava lá 
Olha aí! Olha aí! 

Chico Buarque 

Disponível em: <https://www.letras.mus.br/chico-buarque/66513/>. Acesso em: 30 abr. 2018. 

PROPOSTA II 

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema O DEFICIT HABITACIONAL EM DEBATE NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 

TEXTO I 

O deficit habitacional é um grande problema no Brasil, porque o estoque de domicílios existente apresenta graves situações de precariedade. Estimativas do IBGE para os domicílios em áreas de favelas apresentam um total de 3,2 milhões. Esse fenômeno, mais 
do que o deficit, tem uma concentração fortíssima nas metrópoles, como nas regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte, que, sozinhas, agregam cerca de 1,2 milhão de domicílios, respondendo por 37,5% do total. A Região Metropolitana de Belém, que tem a maior concentração relativa de favelas no Brasil, tem mais da metade do seu parque domiciliar (cerca de 55%) em situação de precariedade habitacional. Esses números ainda não levam em conta os loteamentos irregulares e clandestinos das periferias, a irregularidade fundiária, o problema do saneamento e dos transportes. 

Adauto Lúcio Cardoso. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,a-realidade-da-moradia-no-brasil-imp-,930854>.  
Acesso em: 30 abr. 2018. (texto adaptado) 

TEXTO II 

A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias se constituem a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação
de casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a favela não nasce “do nada”, ou “da preguiça” que as pessoas possuem em procurar trabalho, ou “da ignorância” delas em habitar zonas irregulares de moradia, como os morros. É preciso combater preconceitos e desinformações para que se possa realmente debater e compreender a questão.  

Rodolfo Alves Pena Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/favelizacao.htm>.  Acesso em: 30 abr. 2018. (texto adaptado) 

TEXTO III