(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
TEMA 1
A solidão é a grande ameaça
Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede você. Você nasce numa comunidade. Por outro lado, temos a rede. O que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar. A diferença entre a comunidade e a rede é que você pertence à comunidade, mas a rede pertence a você. Na rede, você se sente no controle. Você pode adicionar amigos, se quiser, você pode deletá-los, se quiser. Você controla as pessoas com quem você se relaciona. Isso faz com que os indivíduos se sintam um pouco melhor, porque a solidão, o abandono, são os grandes medos nestes tempos de individualização. Mas, nas redes, é tão fácil adicionar e deletar amigos que as habilidades sociais não são necessárias. Elas são desenvolvidas na rua, ou no trabalho, ao encontrar gente com quem se precisa ter uma interação razoável. Aí você tem que enfrentar as dificuldades, se envolver em um diálogo. Então, é uma situação ambivalente e, consequentemente, um fenômeno curioso dessa pessoa solitária numa multidão de solitários. Estamos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.
Zygmunt Bauman – Entrevista para o portal Fronteiras do Pensamento https://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-la-solidao-e-a-grande-ameaca
PROPOSTA: Com base nas informações do textos e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo posicionando-se sobre a seguinte questão:
Qual é a importância de se falar com o outro e não para o outro?
TEMA 2
“Velho é o seu preconceito”: comunicação e consumo em tempos de longevidade
Por muito tempo, a mídia e a publicidade operaram segundo as regras da ‘conspiração do silêncio’ quando o assunto era a velhice. Agora, muita coisa vai mudar nas estratégias de marketing focadas no consumidor sênior. Não devemos nos esquecer de que as persistentes e vexatórias desigualdades econômicas, sociais e culturais comprometem a qualidade de vida daqueles idosos menos favorecidos nos mais variados locais do planeta (...). Na atual prevalência das dinâmicas do consumo, nas mais variadas esferas do social, as imagens mediadas do envelhecimento participam da constituição social e cultural dos significados atribuídos ao longeviver em nossos dias (...).
Estamos experimentando uma transição no tratamento dispensado pelo marketing e a publicidade no tocante à velhice e ao longeviver. Se antes havia a presença estereotipada dos velhos em papéis secundários, hoje já se veem personagens marcantes idosos como protagonistas.
Profª Drª Gisela G.S. Castro – Artigo publicado na Revista da ESPM – Dezembro/2018
PROPOSTA: Com base nas informações da citação e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo posicionando-se sobre a seguinte questão:
Qual é a sua compreensão sobre a citada transição e como ela é percebida na sociedade brasileira?
Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes.
Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.
Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas
sua capacidade de análise e argumentação.