Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2014
Fase Única
੦ Português
੦ Português
Gramática
Elementos do texto
Objetivos do texto
PROPOSTA-REDACA-TEMA4140339559f
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

TEMA – TRABALHO E PRAZER

Texto 1

Você precisa descobrir o que ama. E isso é verdadeiro para o seu trabalho da mesma forma que é para quem você ama. O seu trabalho preencherá uma enorme parte da sua vida, e a única maneira de estar realmente satisfeito é se dedicar ao que você acredita ser um grande trabalho. E a única forma de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.

Discurso de Steve Jobs, CEO da Apple e da Pixar Animation, para a turma de formandos de 2005 da Stanford University. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=9IrJR8agO8k>. Acesso em: fev. 2014.

Texto 2

A historiadora da arte Miya Tokumitsu apresenta uma teoria interessante: a de que esse papo aspiracional não é bom para a nossa sociedade. Em primeiro lugar porque, é óbvio, nem todo mundo pode se dar ao luxo de fazer o que quer, de perseguir o sonho, de “largar tudo”. Esse papo é interessante para quem já tem algo – seja ela uma família com suporte financeiro (Plano B: voltar para a casa dos pais), diplomas ou contatos. O mantra do “Faça o que você ama” se dirige a uma certa elite econômica, que passa por Steve Jobs, os alunos de Stanford e alguns publicitários/designers/jornalistas trendsetters assistindo ao vídeo sobre a Geração Y, que acham ali uma justificativa para não aceitar ordens ou se acostumar a uma rotina.

[...]

Trabalhar de graça, por contatos ou por pouco só é possível justamente porque ouvimos dizer que quando fazemos o que gostamos, “não é trabalho” – independentemente se outras pessoas lucrem com isso. Talvez seja possível dizer que a repetição dessa lógica tem a ver com a fala de políticos como Cid Gomes, governador do Ceará, que enfrentou professores grevistas dizendo que eles deveriam se contentar com a situação. “Isso é uma opinião minha que governador, prefeito, presidente, deputado, senador, vereador, médico, professor e policial devem entrar, ter como motivação para entrar na vida pública, amor e espírito público. Quem está atrás de riqueza, de dinheiro, deve procurar outro setor e não a vida pública.”

Já que a satisfação emocional é suficiente e trabalho por amor sequer é considerado trabalho, pra que fazer greve? Pra que exigir melhores salários? A ideia de que sempre há um emprego melhor, que vai “te satisfazer” leva ao pensamento cínico daquele colega de trabalho que ouve uma reclamação e pensa: “não está satisfeito, procure outro”.

Disponível em: <http://www.oene.com.br/nao-se-ache-muito-melhor-porque-voce-ganha-vida-com-o-que-gosta/>. Acesso em: fev. 2014.

Com base nas informações acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto.