Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2017
Fase Única
PROPOSTA-REDACA-TEMA8656ff597ea
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

TEMA 1

Baseando-se na tirinha abaixo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo, apresentando as razões que motivaram o aumento do desemprego de muitos brasileiros, em seguida, aponte caminho(s) que possibilite(m) a geração de empregos no Brasil.



https://google.com.br. Acessado em 08/08/2016

TEMA 2



As mulheres ganham, em média, 70% do salário dos homens pelo mesmo trabalho. Isso quer dizer que quando eles ganham mil reais, elas ganham 700. As mulheres também são minoria em cargos de chefia e pouco presentes em áreas de atuação tradicionalmente masculinas. Por outro lado, as mulheres acumulam  além do trabalho, os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos. A desigualdade entre os gêneros é uma realidade que foi construída em anos e anos e anos de história, mas que começa a ser questionada.

Você acha que a cor azul é só para os meninos e a rosa, só para as meninas? Na sua casa, após o almoço de domingo, as mulheres vão limpar a cozinha enquanto os homens vão ver televisão? Se você respondeu positivamente a essas perguntas, então está na hora de sua família reavaliar alguns conceitos e costumes. “Os pais têm de mostrar dentro de casa que não é para o menino ir jogar futebol enquanto a menina ajuda a mãe na cozinha. Ambos devem ajudar na cozinha e ambos podem ir jogar futebol”, diz Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

A educação para a chamada igualdade de gêneros ou, em outras palavras, a igualdade entre homens e mulheres, é uma tarefa que deve começar em casa. Crianças que aprendem que meninos e meninas devem ter direitos, deveres e oportunidades iguais serão adultos que saberão respeitar o outro, independentemente do fato de ser homem ou mulher.

A igualdade de gêneros é considerada uma das bases para construir uma sociedade com menos preconceito e discriminação. “A igualdade de gêneros é fundamental para as sociedades democráticas e igualitárias. Muita coisa mudou desde a década de 1970, quando as mulheres entraram massivamente para o mercado de trabalho, mas ainda existem muitas disparidades. Por exemplo, as estatísticas nos mostram que as mulheres ainda têm salários menores que os dos homens e ganham 70% do que eles ganham, em média”, afirma Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

A partir do texto da Adriana Carvalho, elabore sua redação dissertativa argumentativa apontando como combater desigualdades como essa, além de promover a igualdade de gêneros nos lares brasileiros e, assim, construirmos uma sociedade com menos preconceito e discriminação. Lembre-se de que para a construção de uma sociedade baseada na igualdade faz-se necessário recorrer aos princípios da educação, tanto na escola quanto em casa. Como se sabe, a educação tem o poder de ajudar a mudar os valores de uma sociedade como bem afirmou a ministra no texto base.

Disponível em: http:// www.educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/igualdadedegenero-756416.shtml Acessado em 10.10.2016.

TEMA 3

SUSTENTABILIDADE E A INTERDEPENDÊNCIA DA VIDA HUMANA

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou da vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um “longo prazo” de termo indefinido, em princípio.

Também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto e variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.

Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet [...] que compreendem a:

• A questão social: sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• A questão energética: sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• A questão ambiental: sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso [...]

Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/6297189/sustentabilidade.

Acessado em 10.10.2016.

Considerados os conceitos descritos no texto e as necessidades humanas para manutenção da vida no futuro, elabore um texto dissertativo-argumentativo que contextualize a realidade do estado de Roraima, em suas diversidades sócio, ambiental e cultural, e as possibilidades para o desenvolvimento sustentável em seu espaço geográfico, garantindo desenvolvimento econômico.