(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

TEXTO 1
Maior política pública de acesso à saúde, SUS celebra 32 anos
Há exatos 32 anos, a saúde pública universal e igualitária para todos os brasileiros se tornou realidade com a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS). O que antes era um serviço para poucos e de responsabilidade federal, passou a ser descentralizado e de gestão compartilhada entre União, estados e municípios. [...]
A Constituição Federal de 1988 consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado. Dois anos depois, em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o Sistema Público de Saúde em todo território nacional. O SUS não é simplesmente um serviço médico-hospitalar. Também promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da Saúde.
Para que todos tenham assistência garantida, o SUS se baseia em três princípios. A universalização, que considera a saúde direito de cidadania de todas as pessoas e dever do Estado. A equidade, que objetiva diminuir desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos serviços. A integralidade, que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
Adaptado de: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/maior-politica-publica-de-acesso-a-saude-sus-celebra-32-anos- nesta-segunda-19. Acesso em: 07 dez. 2022.
TEXTO 2

Adaptado de: https://apubh.org.br/wp-content/uploads/2020/06/cartilhasus.pdf. Acesso em: 09 dez. 2022.
TEXTO 3
Fortalecer o SUS em defesa da democracia e da vida
O SUS é fundamental para a saúde e o bem-estar da população brasileira. É evidente que a saúde depende também da eliminação das desigualdades, do saneamento, da preservação do meio ambiente, de controle da violência, do transporte e da educação pública, do combate ao racismo e à opressão de mulheres. A efetivação do direito universal à saúde depende, centralmente, da democracia. Os objetivos da saúde universal e de qualidade associada ao SUS se deparam com barreiras e contradições no interior do próprio modelo de Estado, sociedade e de desenvolvimento do país.
Adaptado de: https://www.abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/10/Abrasco_Fortalecer-o-SUS.pdf. Acesso em: 07 dez. 2022.
A partir da leitura dos textos motivadores (1, 2 e 3) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema “Caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.