(PROPOSTA DE REDAÇÃO)


Tema: Memória familiar. Cultura alimentar. Alimentação saudável.
Elementos temáticos: Registro de memórias. Comida afetiva.
Experiência pessoal.
Tendo como apoio opcional os textos motivadores, produza uma ANOTAÇÃO DE DIÁRIO, em que você compara os pratos tradicionais de sua família com a alimentação prática consumida nas ruas . Seu texto deve ser descritivo, mas pode conter passagens dissertativo-argumentativas e/ou narrativa. NÃO ASSINE NEM SE IDENTIFIQUE. Evite cópias do texto motivador, empregue a norma padrão e explore o tema de forma ampla, evitando focalizar em um único elemento temático.
TEXTO MOTIVADOR 1
Receitas sem Nestlé
Tudo começa quando a Nestlé se dedica a alterar receitas tradicionais brasileiras para garantir que seus produtos se tornem onipresentes. Nos anos 1940. Mas especialmente nos anos 60 e 70, surfando na onda dos movimentos que cobravam igualdade de gênero. A corporação suíça logo se apresentou como mediadora e amiga, um amparo diante das aflições que atingiam mulheres que tinham de lidar com a sobrecarga de trabalho externo e tarefas domésticas. Foi assim que o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de leite condensado - ou melhor, de Leite Moça, que é mais do que uma lata: inscreve-se como uma espécie de extensão da identidade nacional.
O podcast Prato Cheio passou a limpo essa história de como a Nestlé reescreveu a doçaria brasileira. As fórmulas infantis prontas para consumo haviam chegado, e o Leite Moça, até então indicado para bebês, precisava de um novo destino. A corporação lançou então uma ofensiva, com livros de receitas, oficinas, propagandas no rádio e na televisão. O resultado é o que você vê hoje em dia nas cozinhas brasileiras.
TEXTO MOTIVADOR 2


TEXTO 1: TEXTO ADAPTADO - Publicado originalmente em 25/08/2021 - Pela Redação de O Joio e O Trigo. Disponível em https://ojoioeotrigo.com.br/2021/08/receitas-sem-nestle.
TEXTO 2: https://www.propagandashistoricas.com.br/2013/07/leite-mocarevolucao-constitucionalista.html