( PROPOSTA DE REDAÇÃO)
I.

(IBGE: Brasil tem 14,1 milhões de analfabetos. Disponível em:< http://www.gazetadopovo.com.br/charges/index.phtml foffset=1&offset=&ch=Tiago+ Recchia>. Acesso em: 29 ago. 2010).
II.
A necessidade de aprovação de uma lei da responsabilidade educacional — semelhante à da responsabilidade fiscal — virou a unanimidade na elite empresarial, social e acadêmica brasileira. É uma bom antídoto contra a enganação: o gestor será punido se não atingir determinadas metas básicas.
Um documento exigindo dos candidatos investimentos em qualidade de ensino, divulgado nesta semana em Brasília, obteve um inusitado consenso, sem distinção de partidos e ideologias. Falta agora, além da pressão da opinião pública, um mecanismo mais efetivo de cobrança e punição — aí entra a lei da responsabilidade educacional. É das ideias mais interessantes para o futuro do Brasil.
Mas, como disse na coluna passada, neste momento já podemos comemorar uma vitória. Nunca a educação ganhou tanto destaque numa eleição. Isso significa que a sociedade terá de ter forças para tirar o consenso do papel.
(DIMENSTEIN, Gilberto. Um lei contra a enganação. Folha.com. 01/09/2010. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/ 792085-uma-lei-contra-a-enganacao.shtml>. Acesso em: 20 set. 2010).
Analise a charge e o fragmento em destaque e elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:
A necessidade de investimentos na qualidade de ensino é o primeiro passo para se estabelecer uma democracia verdadeira, no entanto é preciso que a sociedade encontre meios para cobrar de seus representantes políticos a realização efetiva dessa proposta.
INSTRUÇÕES:
1. Apresente, em seus argumentos, propostas e soluções para a concretização dessa realidade.
2. Argumente sinalizando os possíveis resultados, a longo prazo, dessa qualificação educacional.
3. Desenvolva seus argumentos usando a língua padrão, de modo a sustentar seu ponto de vista.
Tema 2
I.
Diante do indivíduo, o Estado é um monstro enorme e perigoso. Assim, para evitar que, no confronto entre ambos, o indivíduo seja massacrado, torturado e destruído, o governo e seus dirigentes devem ter limites rigorosos nos seus poderes. Para impedir a manifestação da vocação ditatorial dos governantes, foi inventado o sistema de pesos e contrapesos, expresso na divisão dos poderes entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Botar freio nos homens do poder não é uma bobagem qualquer; é condição necessária à existência do que chamamos “civilização”.
(MARTINS, José Pio. economista e reitor da Universidade Positivo. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/
conteudo.phtml?tl=1&id=1044907&tit=O-liberalismo-vive>. Acesso em: 20 set. 2010).
II.
A repetição de casos de corrupção, como os desbaratados recentemente no Estado do Amapá e na cidade de Dourados (MS), não deve minimizar a reação da sociedade ao que se configura como a transformação de áreas inteiras do poder público em território de quadrilhas do crime organizado.
No primeiro caso, estão na cadeia o atual governador, que tenta se reeleger, e seu antecessor, que busca uma vaga no Senado; no segundo, foram detidos e indiciados o prefeito, o vice-prefeito e o presidente da Câmara.
São raros, no entanto, os casos em que, passado o choque inicial e o desconforto dos políticos de ter de passar alguns dias ou meses na prisão, os acusados são julgados e punidos.
É esse padrão de impunidade que incentiva a perpetuação de esquemas como os citados.
Para que se mostre verdadeiramente eficaz, o combate à impunidade, desse modo, precisa ir além do espalhafato de operações policiais e se materializar em investigações sistemáticas e condenações na Justiça.
(É PRECISO punir. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=1044907&tit=O-liberalismo-vive>. Acesso em: 20 set. 2010. Adaptado).
Depois da leitura dos fragmentos em destaque, elabore uma carta à nova Presidente da República a partir do seguinte recorte temático:
Delimitar as ações do governo e de seus dirigentes, através dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, é fator fundamental para o bom desempenho da democracia e para o progresso do Brasil, sem perder de vista que as leis vigentes no país são para todos.
INSTRUÇÕES:
1. Dirija-se à Presidente de forma adequada a seu cargo político e não se esqueça de elaborar um texto em defesa de seu ponto de vista.
2. Coloque-se, em sua carta, na posição de um cidadão que exige seus direitos e vê a necessidade imediata de se combater a corrupção no Brasil.
3. Apresente sugestões e os possíveis resultados de uma ação efetiva do dirigente maior do país.
4. Ao assinar sua carta, use apenas a expressão Cidadão Brasileiro, de modo a não se identificar, evitando anular sua redação.
Tema 3
I.

(JANANIAS. Disponível em: <http://jananias.blogspot.com/2009/10/charges-interessantes.html>. Acesso em: 20 set. 2010).
II.

(JANANIAS. Disponível em: <http://jananias.blogspot.com/2009/10/charges-interessantes.html>. Acesso em: 20 set. 2010).
III.
Estimulados pelo surgimento constante de aparelhos com funções cada vez mais sofisticadas e abrangentes, consumidores trocam celulares e computadores com muita frequência. Verifica-se que as inovações tecnológicas — positivas, por outro lado, vale citar — são também as grandes causadoras de um consumismo eletrônico desenfreado e a consequente — e por que não dizer excessiva — produção de material que se tornará lixo no futuro breve.
Diante desse cenário, torna-se imprescindível que governos, empresas e população tomem iniciativas mais drásticas — inclusive de comportamento — e criem alternativas para diminuir a ação desses detritos eletrônicos nas nossas vidas e das próximas gerações.
(ANUNCIATO, Eduardo. O lixo da inovação tecnológica. Disponível em: <http://www.bemparana.com.br/index.php?n=117903&t=o-lixo-da-inovacao-tecnologica>. Acesso em: 30 ago. 2010).
* Eduardo Annunciato é presidente da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente) e secretário geral do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.
Com base na leitura das charges e do fragmento em destaque, elabore um texto argumentativo sobre o consumo indiscriminado da tecnologia, gerando um lixo que compromete o meio ambiente.
INSTRUÇÕES:
1. Apresente, em seus argumentos, propostas e soluções para a concretização dessa realidade.
2. Desenvolva seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista, usando a língua padrão.