Questão
Sprint USP - FUVEST
2023
Não se aplica
PROPOSTA-REDACA-Texto632d0ce78fd
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Texto 1 
O que é o antropoceno, a época em que os humanos tomam controle do planeta

Em 2016, cientistas poderão decidir mudar a época geológica da Terra. Entenda o porquê

BRUNO CALIXTO

18/12/2015 

Em 2016, geólogos do mundo todo se reunirão em uma convenção internacional para tomar uma decisão curiosa. Eles decidirão, no voto, se o planeta Terra mudou de época geológica. Será que nós deixamos para trás a época atual, conhecida como holoceno, e entramos em uma nova época? Alguns pesquisadores acreditam que sim. Para eles, a humanidade modificou o planeta Terra de forma tão intensa que nós entramos no antropoceno, a época em que humanos substituíram a natureza como a força ambiental dominante na Terra.

O antropoceno é um conceito novo, proposto pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen. Especialista em química atmosférica – ele ganhou o Nobel em 1995 pelos seus estudos sobre a camada de ozônio –, Crutzen estava familiarizado com a forma como a atividade humana estava mudando a composição da atmosfera. Ao lançar fumaça de automóveis, chaminés e queimadas, a humanidade mudou a composição do carbono na atmosfera, provocando um aumento de temperatura de 1ºC, o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar em, até o momento, 20 centímetros. Isso sem falar em como a humanidade alterou fisicamente o planeta, com concreto e aço. Um exemplo claro são os rios: nas últimas décadas, transformamos os cursos de rios de todas as bacias hidrográficas do mundo construindo 40 mil barragens. Se os reservatórios de todas essas barragens fossem colocados lado a lado, teríamos uma área alagada equivalente ao Estado da Bahia.

O impacto humano no meio ambiente é evidente. Mas será que essas mudanças são realmente intensas e duradouras a ponto de ficar gravadas na rocha? É isso que os geólogos discutem.

(Disponível em https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/12/o-que-e-o-antropoceno-epoca-em-que-os-humanos-tomam-controle-do-planeta.html) 

Texto 2 



Indícios de que o Antropoceno começou

1) Alumínio

Metal que praticamente não existia em sua forma pura na Terra antes do século 19, hoje já acumula 500 milhões de toneladas (98%) disso a partir dos anos 1950)

2)Concreto

só nos últimos 20 anos, humanos produziram 25 bilhões de toneladas, o suficiente para cobrir cada metro quadrado do planeta com 1 kg do material

3)Plástico 

Produção anual de 300 milhões de toneladas

4) Gás carbônico

Aumento de 2 ppm (partes por milhão) por ano ao longo dos últimos 50 anos (no fim do Pleistoceno, esse aumento foi de apenas 1 ppm a cada 85 anos)

5) Elementos tóxicos e radioativos 

Substâncias presentes em fertilizantes, pesticidas e armas nucleares

(Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/07/entenda-o-antropoceno-a-epoca-geologica-marcada-pelos-humanos.shtml) 

Texto 3 

Apesar da sua popularidade acadêmica o Antropoceno não é uma unidade geológica formalmente definida na escala de tempo geológico. No âmbito das ciências sociais e das humanidades ambientais, alguns autores/as mais críticos/as têm vindo a denunciar a forma despolitizada como este conceito reforça a ideia segundo a qual toda a Humanidade é responsável, de igual modo, pela degradação socioecológica, camuflando as assimetrias Norte/Sul e as desigualdades entre proletariado e elites socioeconómicas. Desnaturalizar a suposta homogeneidade da “Humanidade” implica, pois, tomar em consideração os contextos socio-históricos, económicos, culturais e políticos que conduziram aos atuais níveis de degradação ambiental e climática.

Desta forma, novos conceitos têm sido propostos para ilustrar algumas das contradições do Antropoceno, como, por exemplo, “Capitaloceno”, “Plutoceno”, “Homemtropoceno”, “Tecnoceno” e “Lixoceno” . Estes termos colocam o ónus da responsabilidade pelas alterações climáticas, respetivamente, na lógica do capital e do lucro, na concentração de poder nas mãos de uma elite, na estrutura patriarcal do poder e na lógica destrutiva do capitalismo tecnocientífico extractivista industrial. 

(Disponível em https://journals.openedition.org/eces/6484 , modificado). 

Com base nas ideias sugeridas acima, escolha uma ou até duas delas e, valendo se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema: Os significados de estar vivendo no Antropoceno.