Questão
Faculdade Ceres - FACERES
2019
Fase Única
PROPOSTA-REDACA-redaca7698b1fccd2
Discursiva
PROPOSTA DE REDAÇÃO

• A redação definitiva deve ser transcrita na folha de redação. Textos fora desse espaço não serão considerados.

• A situação de produção de texto requer o uso da modalidade escrita culta da Língua Portuguesa. Desvios intencionais devem ser marcados graficamente. 

• O texto deve atender, obrigatoriamente, ao gênero solicitado. Deve ser escrito em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.

• A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação terá o número de linhas copiadas desconsideradas para efeito de correção.

• É opcional colocar título na redação.

Texto 1

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça." 

Texto 2

Está na hora de acabar com o ritual do juramento de Hipócrates nas cerimônias de formatura. Para que manter essa tradição? O juramento de Hipócrates está tão antiquado que soa ridículo ouvir jovens recém-formados repetirem-no feito papagaios. 

O que faz da medicina uma profissão respeitável não são as noites em claro nem o conteúdo do que juramos uma vez na vida, muito menos a aparência sacerdotal, mas o compromisso diário com os doentes que nos procuram e com a promoção de medidas para melhorar a saúde das comunidades em que atuamos. O exercício da medicina envolve a arte de ouvir as pessoas, observá-las, examiná-las, interpretar-lhes as palavras e discutir com elas as opções mais adequadas. O tempo dos que impunham suas condutas sem dar explicações, em receituários cheios de garranchos, já passou e não voltará. Hipócrates acreditava que a arte da medicina está em observar. Dizia que a fama de um médico depende mais de sua capacidade de fazer prognósticos do que de fazer diagnósticos. Queria ensinar que ao paciente interessa mais saber o que lhe acontecerá nos dias seguintes do que o nome de sua doença. Explicar claramente a natureza da enfermidade e como agir para enfrentá-la alivia a angústia de estar doente e aumenta a probabilidade de adesão ao tratamento. Muitos procuram nossa profissão imbuídos do desejo altruístico de salvar vidas. Encontrariam mais realização no Corpo de Bombeiros, porque a lista de doenças para as quais não existe cura é interminável. Curar é finalidade secundária da medicina, se tanto; o objetivo fundamental de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano.

Adaptado de https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/o-juramento-de-hipocrates/ Acesso em 23/08/2018. 

Texto 3

O ministro da Saúde da Argentina, Adolfo Rubinstein, recebeu duras críticas nas redes sociais, depois de dizer diante do Senado que o juramento hipocrático, de respeitar a vida humana desde o momento da concepção, já não se realiza nas universidades há muitos anos. “Em relação ao juramento hipocrático, já não se faz, há muitos anos. Eu realmente não lembro há quanto, mas há muito tempo. As coisas vão mudando, as sociedades vão evoluindo, os paradigmas vão mudando e, obviamente, temos que nos adaptar”, disse o ministro.

Adaptado de https://www.acidigital.com/noticias/criticam-ministro-da-saude-da-argentina-por-mentir-sobre-o-juramento-hipocratico-22192. Acesso em23/08/2018.

O juramento hipocrático, durante séculos, tem sido repetido como um compromisso solene dos médicos, ao ingressarem na profissão. Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre a seguinte questão:

O JURAMENTO HIPOCRÁTICO NA ATUALIDADE: TRADIÇÃO INTOCÁVEL OU REVISÃO NECESSÁRIA?