(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
PRODUÇÃO TEXTUAL
TEXTO I
“Arde o castelo. No jardim os súditos percebem o Guerreiro chegando à janela entre luzir de chamas. E presos no seu pasmo veem a máscara ceder ao calor, desfazer-se aos poucos a laca em gotas de fogo. Sem que nada apareça em seu lugar, rosto nenhum. Só um escuro vazio contornado de cabelos, que a labareda incendeia num abraço.”
(COLASANTI, M. O rosto atrás do rosto. In: _. Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento. 12. ed. São Paulo: Global, 2006, p. 64.)
TEXTO II
As lendas urbanas são narrativas coletivas carregadas de efeitos de verdade e de apelo à autoridade que fazem parte do conhecimento popular e da cultura informal. Essas narrativas são exemplares e anônimas e possuem uma mensagem implícita e uma moral escondida à qual nos ligamos. Ancoradas na cidade e na modernidade, baseiam-se na crença, requerendo igualmente a cumplicidade de um ouvinte, as lendas urbanas têm por objetivo explicar o inexplicável e o incompreensível, de acordo com o sistema de valores, a época e a visão de mundo da comunidade na qual elas se inscrevem. As lendas circulam no interior de uma comunidade como parte de uma resposta coletiva e criativa para os medos, ansiedades, polêmicas e interditos que uma sociedade precisa simbolizar. Por isso elas articulam elementos imediatamente reconhecíveis da nossa experiência cotidiana a elementos extraordinários ou sobrenaturais que fogem da ordem comum. (DION, Sylvie. A lenda urbana: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural.
Disponível em: http://revistaboitata.portaldepoeticasorais.com.br/site/ arquivos/revistas/1/lenda%20urbana%20Sylvie%20Dion%20ok.pdf. Acesso em: 02 out. 2015. Adaptado.)
Redija uma lenda urbana ambientada no contexto atual, na qual o guerreiro do conto O rosto atrás do rosto apareça como personagem. Seu texto deve ser uma narrativa e deve explicar a razão de o guerreiro não ter rosto. Para isso, considere a narrativa do conto e o mistério sobre a identidade do guerreiro. Use a imaginação para recontextualizar o personagem. Seu texto deve ser escrito em norma culta e deve ter entre 20 e 25 linhas.