(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
INSTRUÇÕES:
• Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
• Transcreva seu texto na Folha de Redação, com caneta de tinta azul ou preta, usando de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas.
• Caso utilize letra de imprensa, faça distinção entre maiúsculas e minúsculas.
• É obrigatório o uso do título.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema e tipo propostos;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo apropriado;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;
— constituída apenas da transcrição “ipsis litteris” (total) dos textos da prova.
Textos motivadores
I.
Independentemente do que venha a decidir o STF em relação à questão, nós da associação Procure Saber resolvemos exercer o nosso direito democrático de associação, de opinião e de manifestação, levando a público o nosso propósito de defender o direito à privacidade como elo importante da cadeia da cidadania soberana. É o princípio da soberania decisória sobre a vida privada que deve prevalecer.
(GIL, Gilberto. Independentemente...Disponível em:< http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/>. Acesso em: 23 out. 2013. Adaptado.)
II.
Resta decidir se é justo servir-se da vida privada de alguém para fins públicos. Se defendi a soberania decisória do indivíduo sobre a dimensão privada de sua vida é porque os limites entre público e privado têm sido enfraquecidos, com consequências, muitas vezes, ruins tanto para a esfera pública quanto para a vida privada. Ao contrário, desejo uma sociedade altamente rigorosa, aberta e participativa na esfera pública; e, ao mesmo tempo, discreta, independente, respeitosa quanto à vida privada. Liberdade não significa a mesma coisa nas dimensões pública e privada. Na pública, a liberdade de cada indivíduo depende das práticas dele e dos demais indivíduos, e por isso todos devem prestar contas sobre elas. Na dimensão privada, a liberdade de cada indivíduo é antes garantida por sua independência em relação às práticas dos demais.
(BOSCO, Francisco. Resta decidir...Disponível em:< http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/>. Acesso em: 23 out. 2013.)
III.
A vida é porosa. Público e privado são categorias que, sobretudo na criação artística, trocam fluidos quase o tempo inteiro. Cabe ao jornalista ou ao biógrafo analisar o tecido.
(DAPIEVE, Arthur. A vida é porosa. Disponível em:< http://oglobo.globo.com/infograficos/batalha-biografias/>. Acesso em: 23 out. 2013.)
Tema da Redação
Após a leitura dos depoimentos a respeito da polêmica das biografias não autorizadas e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação sobre o que é público e o que é privado, escreva um texto argumentativo, na norma culta da língua portuguesa, sobre os limites éticos entre liberdade de expressão e direito ao zelo da privacidade.