(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas, mas não ultrapasse os limites da Folha de Redação.
• Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.
• Se desejar, coloque um título para a sua Redação.
• Não utilize letra de forma ou de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique;
— escrita a lápis, de forma ilegível, ou não articulada verbalmente;
— redigida em folha que não seja a de Redação;
— pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos.
Tema da Redação
I.
Com a pressão dos ideais de beleza impostos pela indústria da moda e alimentados pela mídia, a valorização do corpo perfeito tornou-se uma obsessão global. Hoje, cada vez mais, pessoas buscam formas de transformar o físico, à procura da perfeição, de acordo com os padrões. Segundo Alviano, essa intensificação do culto à estética já traz danos notórios para a sociedade. “Doenças, como anorexia, bulimia e vigorexia [transtorno caracterizado pela prática de exercícios físicos em excesso] tomaram um vulto assustador. Muitos colocam suas vidas em risco, consumindo remédios para emagrecer e anabolizantes ou até mesmo fazendo cirurgias desnecessárias.”
Para o psicólogo Fernando de Almeida Silveira, o maior prejuízo da valorização exagerada da boa aparência é o fortalecimento da concepção de corpo-objeto. “As pessoas passaram a enxergar o corpo hoje como uma coisa moldável, conforme certos padrões estéticos, fomentados por uma pressão social de classe. Nesse sentido, o físico, os sentidos e a alma são massificados por conta dessa ditadura de idealização da beleza”. Alviano completa: “Com essa transformação do corpo em coisa, o próprio indivíduo se reduziu a um objeto, que só possui valor como ostentação dentro dos padrões preestabelecidos”.
FIRACE. A sociedade do culto do corpo perfeito. Disponível em: <http://www.metodista.br/cidadania/numero-59/a-sociedade-do-culto-ao-corpo- perfeito>. Acesso em: 10 fev. 2014.
II.

WIZANY, Tomas. Evolução. Disponível em: <http://www.materiaincognita.com.br/evolucao-humana-o-culto-a-abundancia-e-a-beleza/ #axzz2swoWghOi>. Acesso em: 10 fev. 2014.
Após a leitura e a análise dos textos de apoio, que tratam da supervalorização do corpo e de suas consequências, que chegam a doenças e até à morte, produza uma dissertação-argumentativa sobre a intensificação do culto à estética e a transformação do indivíduo em objeto no século XXI.
OBSERVAÇÕES:
• Utilize a norma culta padrão da língua portuguesa.
• Apresente argumentos voltados para a análise dos valores humanos no século XXI, para as causas e consequências geradas por eles nesse contexto ideológico.