Questão
Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG
2016
Fase Única
PROPOSTA-REDACA4900421a819
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

PROPOSTA Nº 1

Geração “Z” 

A grande nuance dessa geração é zapear. Daí o Z. Em comum, essa juventude muda de um canal para outro na televisão. Vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente à internet. Também troca de uma visão de mundo para outra, na vida. Garotas e garotos da Geração Z, em sua maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, chats, telefone celular. Por isso, são menos deslumbrados que os da Geração Y com chips e joysticks. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de mundo que possui, 
desapegado das fronteiras geográficas. Para eles, a globalização não foi um valor adquirido no meio da vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância. Como informação não lhes falta, estão um passo à frente dos mais velhos, concentrados em adaptar-se aos novos tempos. Enquanto os demais buscam adquirir informação, o desafio que se apresenta à Geração Z é de outra natureza. Ela precisa aprender a selecionar e separar o joio do trigo. E esse desafio não se resolve com um micro veloz. A arma chama-se maturidade. É nisso, dizem os especialistas, que os jovens precisam trabalhar. Como sempre.  

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens/apresentacao.html. Acesso: set.2015. 

A partir da leitura do texto acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Geração “Z”: o descrédito para o futuro ou o avanço sem limites? 

PROPOSTA Nº 2



Fonte: Disponível em: http://www.leituraalimenta.com.br/ 

Com base na problemática imposta pela charge acima, elabore uma dissertação acerca do tema: “O que a falta de leitura poderá acarretar para a sociedade brasileira?”. 

PROPOSTA Nº 3 

Da mesma forma que a obrigação de estampar que o tabagismo mata nos maços de cigarro, a exigência de rotulagem de produtos que contenham transgênicos também é alvo de furiosas reclamações. Parte das empresas de publicidade e da indústria afirma que toda essa movimentação é um atentado à liberdade de expressão. Mas, ao usar essa justificativa, o que elas acabam defendendo é o direito de ficar em silêncio para não se expor diante à sociedade. O problema é que essa omissão de informações acaba sendo um atentado contra a liberdade de escolha. Como é possível decidir se não há informação suficiente para isso nos rótulos dos produtos? Atentado à liberdade de expressão fazem eles com esse comportamento. Ter informação é fundamental para poder exercer a cidadania. Afinal de contas, comprar é um ato político, pois ao adquirir um produto você dá seu voto para a forma através da qual uma mercadoria foi fabricada e mesmo o que ela representa.  

Fonte: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br. Acesso: set. 2015.  

A partir das informações apresentadas, elabore um texto dissertativo-argumentativo que apresente o seu ponto de vista sobre o tema: “Os transgênicos no Brasil e a problematização do acesso à informação”.