Questão
Centro Universitário São Lucas - CSL
2018
Fase Única
PROPOSTA-REDACA51032759e96
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Medicina Preventiva: a nova fórmula de como saber envelhecer com saúde

Segundo o pai da medicina moderna, Hipócrates, há 400 anos antes de Cristo, dizia: “Que o alimento seja seu remédio, e que o seu remédio seja seu alimento”.

A cada dia que passa a medicina preventiva se torna mais popular na sociedade e o verdadeiro must-have dos médicos e pacientes. As prevenções de doenças ganharam prioridade de diversas pessoas no século 21. No dia a dia, incansáveis vezes nos deparamos com problemas de saúde, seja de origem genética, outras pelo sedentarismo, stress ou inadequação nutricional, dentre outras. A Dra. Jessica Zarro, médica e proprietária da clínica LeevWell, na Barra da Tijuca, prioriza uma alimentação saudável, suplementação e homeostase hormonal. Para ela, a receita para um envelhecimento com saúde está na combinação dessas três vertentes.

A medicina preventiva ganhou o interesse de diversos profissionais no mundo todo. Seu foco é não deixar que o paciente venha desenvolver a doença, foi criada para melhorar o bem-estar e a autoestima de cada um. Já é uma realidade viver com qualidade de vida independente da idade, e sem doenças indesejáveis como diabetes, hipertensão arterial, dentre outras.

(Jornal do Brasil, 16/05/2017.)

Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças

A escolha saudável diz respeito à ingestão de alimentos que possuem sua composição nutricional balanceada, mas também, a como os alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.

O que você come influencia sua saúde, reflete em sua imunidade, diminui as chances de ficar doente e ajuda na recuperação mais rapidamente. O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos. Uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes.

“Quando falamos de uma alimentação saudável, precisamos pontuar que isso significa também variedade”, alerta Fabiana Nalon, mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília (UnB). “Não existe um alimento perfeito. A pessoa diz que come fruta, mas se for somente banana e mamão não resolve, pois existem alguns minerais e nutrientes que só vão ser encontrados na pera, na maçã ou na casca de outra fruta. Então, quanto mais variada e colorida a alimentação, maiores as chances de ter um sistema imunológico bem preparado”, acrescenta. “Se a pessoa come alface todos os dias e acha que come verdura, está errado. Isso não serve completamente ao propósito. O ideal é procurar, por exemplo, uma folha mais escura, um alimento in natura vermelho ou laranja, como rúcula, maçã, tomate, beterraba, abóbora e outros. O ideal é ter um prato sempre colorido, mas variado ao longo dos dias”.

(Afonso Soares de Oliveira Sobrinho. Disponível em: http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1138-alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas. Acesso: 23/11/2017.)



(Disponível em: https://desafiocecom.wordpress.com/2016/09/13/tirinha-a-importancia-de-uma-alimentacao-saudavel/.)

Considerando os textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Medicina preventiva a partir de mudanças de hábitos alimentares”.