(PROPOSTA DE REDAÇÃO)
Estamos lhe apresentando três temas para redação. Leia com atenção as propostas e escolha apenas uma delas para desenvolver seu texto. Lembre-se de que você está participando de um concurso e a redação avalia seu desempenho no registro escrito da língua, portanto procure ajustar-se à modalidade adequada para a ocasião.
Proposta 1 Dissertação
A crise dos pais imperfeitos
Todo adolescente passa por uma crise muito pouco diagnosticada. Vou chamá-la de Crise dos pais imperfeitos, que surge quando o adolescente descobre que o pai e a mãe não são as pessoas perfeitas que eles imaginavam.
Embora muitos pais nunca tenham insinuado nada nesse sentido, os próprios filhos os idealizam como perfeitos. Como a maioria não o é, mais dia menos dia ocorre a decepção. Muitos pais pioram a situação dando a entender que nunca erram, que sabem tudo e que são, em suma, o máximo. Até o dia em que o mundo desaba, e a verdade nua e crua aparece: ninguém é perfeito. Aí vem a crise.
Essa crise traz também uma enorme insegurança pessoal. A redoma de vidro do pai herói e da mãe heroína se desfaz. Uma crise dessas mal resolvida pode se agravar e se transformar em desilusão, desânimo, o que pode levar à exclusão social e à perda de ambição. Pode gerar desobediência à autoridade paterna, contestação e revolta contra os pais. Pode também gerar o amadurecimento, que vai se construindo a partir da constatação de que ninguém é perfeito.
( Stephen Kanitz, Veja, 31/03/04 adaptado)
Construa um texto dissertativo em resposta à pergunta: Adolescência, tempo de crise ou de amadurecimento?
Proposta 2 -Narração
Você tem medo de quê?
O coração dispara e a respiração se torna ofegante. Ondas de calor percorrem todo o corpo, as mãos tremem e a transpiração é tão intensa que as pessoas logo percebem sua agitação. Você tem tudo na ponta da língua para a reunião, mas, na hora H, mal consegue balbuciar uma ou duas palavras. E aquela sua grande idéia, que você não teve coragem de apresentar ao longo do encontro, é finalmente sugerida por um colega e saudada por todos como a grande solução do problema. A reunião termina e você permanece ali, frustrado e sentindo-se um completo incompetente. Uma única pergunta o atormenta: "Por que eu não falei? Por quê?
A maior parte dos medos relacionados ao dia-a-dia faz parte de um dos grupos mais comuns de fobias, chamadas de sociais. O fóbico social tem dificuldade de se relacionar , não consegue olhar nos olhos de seu interlocutor, conversar naturalmente com seus superiores, falar em público, apresentar idéias ou sugestões, compartilhar tarefas. A característica mais marcante desse tipo de fobia é o medo que a pessoa tem do julgamento dos outros.
( VOCÊ s.a., setembro 2001)
Escreva uma narração cujo protagonista, levado pelo medo, envolve-se em uma situação cômica ou desagradável. Ilustre seu texto com discurso direto e discurso indireto. Narre em primeira pessoa.
Proposta 3 Carta
Como sobreviver em condomínios
Segurança e privacidade são atrativos na hora de comprar um apartamento ou uma casa em um condomínio fechado. Mas, de brinde, vêm os vizinhos. Podem vir também os problemas de convivência. Barulho em horários impróprios, latidos de cachorro e correria de crianças são os exemplos menos graves. Com base na lista dos atritos mais comuns entre vizinhos, a Associação Nacional de Defesa dos Condôminos preparou um manual de sobrevivência para quem já escolheu ou está pensando em escolher esse tipo de moradia. Eis alguns itens do manual:
É permitido reclamar do cheiro da comida do vizinho?
Não, o cheiro se espalha mesmo que a pessoa não queira.
O que fazer se a correspondência chega violada?
O síndico deve tomar providências, pois pode ser responsabilizado pelos atos dos funcionários.
Como reclamar do barulho do salto da vizinha de cima?
Chame uma testemunha ou o síndico para notificá-la. Depois de três notificações com prova e dependendo do horário e da convenção do condomínio, ela pode ser multada.
(Veja, 19/02/03 -adaptado)
O comportamento de seu vizinho fere as regras de convivência, incomodando as pessoas. Conversas e pedidos não resolveram nem amenizaram o problema. Então, escreva uma carta ao síndico, solicitando providências. Argumente para convencê-lo de que há urgência para a solução.