Questão
Universidade de Rio Verde - UniRV
2021
Fase Única
PROPOSTA-REDACA977e3798f93
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

ORIENTAÇÃO GERAL

Seguem-se duas propostas/temas para, dentre elas, escolher uma para a sua redação. Preste atenção ao assunto que é solicitado. A valorização do seu texto dependerá de sua relação direta com o tema, com a montagem do texto, com a coerência, com a coesão e, principalmente, com os argumentos que você utilizar para convencer o seu leitor de que o seu ponto de vista é o melhor. Observe atentamente as orientações que acompanham cada alternativa.

Leia atentamente os tópicos abaixo a fim de verificar qual deles se enquadra melhor aos seus conhecimentos, pois sua redação não deverá fugir e nem transgredir o tema proposto. Feito isso, escolha o tópico que deverá ser desenvolvido de forma clara e objetiva.


ALTERNATIVA A

Texto 1

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que tipifica o crime de perseguição, prática também conhecida como stalking (Lei 14.132, de 2021). A norma altera o Código Penal (Decreto-Lei 3.914, de 1941) e prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa para esse tipo de conduta. O crime de stalking é definido como perseguição reiterada, por qualquer meio, como a internet (cyberstalking), que ameaça a integridade física e psicológica de alguém, interferindo na liberdade e na privacidade da vítima. (Fonte: Agência Senado)

Texto 2

O tormento de uma estudante que pediu para não ser identificada começou em 2013. "Eu fui fazer uma viagem com a minha família, e a gente fez uma trilha, caminhando, e a pessoa estava no mesmo grupo que a gente. Todo mundo trocou contatos durante a viagem", conta. Na volta, começou o que os especialistas chamam de "cyberstalking", a perseguição virtual: "Ele morava em outra cidade, em outro estado, então eu nunca me preocupei com isso". A insistência dele fez com que ela bloqueasse o contato. "Aí, seis meses depois, ele apareceu dentro do espaço onde eu estudo", relata. Não adiantou ela deixar bem claro que não queria nada com ele. "Ele voltou a aparecer diversas vezes durante o semestre inteiro. Durante cinco, seis meses eu convivi com a ameaça de chegar para ter uma aula e ter uma pessoa lá esperando eu chegar". As pesquisas americanas mostram que o tempo médio de uma perseguição é de 2 anos, e 11% das vítimas de stalker nos Estados Unidos foram perseguidas por 5 anos ou mais. (Fonte: Globo.com)

Texto 3

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu uma mulher de 55 anos suspeita de perseguir um casal de vizinhos há 14 anos. Segundo a investigação, a moradora de Vicente Pires cometia "ofensas e perturbações constantes", além de xingar as vítimas e arremessar na piscina objetos como absorventes, papel higiênico, areia e até fezes. (...), durante a operação "Mau vizinho 2". Segundo o delegado à frente do caso, João Ataliba, da 38ª Delegacia de Polícia, os atos da mulher configuram a prática de "stalking". (...) A investigação apontou que o casal de vítimas, de 47 e 39 anos, passou a ser perseguido pela autora após construírem uma casa ao lado do muro da residência. A partir de então, a vizinha passou a ofender a família. A
mulher foi presa em flagrante após acusar a família vizinha de roubar água. Ela deve responder pelos crimes de injúria preconceituosa e perseguição (stalking). Somadas, as penas chegam a cinco anos de prisão. A suspeita foi levada para a carceragem da Polícia Civil, onde ficará à disposição da Justiça. (Fonte: G1)

Texto 4




A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Stalking nas redes sociais, ou fora delas, agora é crime!


ALTERNATIVA B

Texto 1

Em sua palestra, o pediatra Rubens Cat, professor do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), alegou que a população mais carente tem sido mais afetada por essa situação e que a maioria dos trabalhadores essenciais tem filhos matriculados em escolas públicas. “O aprendizado é o que menos me preocupa, isso pode ser recuperado. Mas a escola é um local protetor. Não temos como manter as conquistas de 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente sem escolas abertas”, afirmou. Maria Esther Graf, presidente da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar e infectologista no HC e no Hospital do Trabalhador, relatou em sua palestra que em 90% dos casos de covid-19 registrados em escolas o vírus é trazido por adultos, e por isso seria um “contrassenso” condicionar a volta das aulas presenciais à vacinação dos professores. “Os transtornos mentais de crianças que não estão indo à escola são uma epidemia dentro da pandemia. A conta já está chegando, mas em dez anos é que isso vai aparecer de forma irreparável” (Fonte: https://tribunapr.uol.com.br).

Texto 2

O longo período de suspensão das aulas presenciais afeta a educação em diversos sentidos. A primeira e mais imediata consequência é a perda na aprendizagem. O longo período de afastamento resulta não só na dificuldade de aprender novos conteúdos, mas também implica em perder conhecimentos já adquiridos. Segundo João Batista Araújo e Oliveira, doutor em Educação e presidente do Instituto Alfa e Beto, as crianças em idade de alfabetização são as mais afetadas, isso porque, sem a alfabetização, os alunos não têm autonomia. Além disso, outra consequência séria da suspensão das aulas presenciais por tanto tempo é a evasão escolar. O Unicef tem sido enfático na defesa pela volta às aulas principalmente pelo alto risco de muitos alunos não voltarem às escolas após o longo período de afastamento. De acordo com pesquisa do Datafolha, 30% dos pais de alunos temem que os filhos abandonem os estudos por conta da pandemia. Outros 54% afirmaram que os filhos se sentem desmotivados com o ensino remoto. (Fonte: https://noticiasconcursos.com.br)

Texto 3

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quarta-feira (21) a votação do projeto que considera aulas presenciais de educação básica e superior como serviços e atividades essenciais O texto-base foi aprovado por 276 votos a favor e 164 contrários. Os deputados rejeitaram propostas de modificação ao texto, que vai ao Senado O projeto diz que educação básica e superior, da rede pública ou privada de ensino, em formato presencial são reconhecidas como serviços e atividades essenciais. Além disso, proíbe a suspensão das atividades educacionais em formato presencial, exceto quando as condições sanitárias de estados e municípios não permitirem, em situação que deverá estar fundamentada em critérios técnicos e científicos. Nesse caso, a decisão deverá constar em ato do chefe do Executivo estadual ou municipal (Fonte: https://www1.folha.uol.com.br).

Texto 4




A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Aulas presenciais x on-line? O dilema dessa escolha.