Questão
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA
2018
Fase Única
PROPOSTA-REDACAOA331b8592542
Discursiva
PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Alternativas para combate à violência no trânsito, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O crescimento do número de mortes causadas por acidentes de trânsito atinge principalmente homens (três quartos dos mortos são do sexo masculino) entre 20 e 39 anos de idade (62% dos mortos estão nessa faixa etária). A Organização das Nações Unidas (ONU), no lançamento da Década Mundial de Ação pela Segurança Viária: 2011-2020, reiterou que a palavra acidente não é a melhor para definir acontecimentos no trânsito que fazem mortos e feridos. Esses eventos são, por essa visão, episódios de violência, já que acidente é algo imprevisto, inevitável. “A maioria das ocorrências ocorre por causas bem previsíveis. O trânsito nos coloca o tempo todo em contato com outras pessoas à nossa volta e isso não precisa ser um conflito permanente”.

Disponível em: http://radioagencianacional.ebc.com.br. Acesso em: 16 mar. 2018 (adaptado).

TEXTO II

Mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida devido ao trânsito todos os anos no mundo. Os mortos não estão apenas nos carros são também motociclistas, pedestres e ciclistas. No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou quase 90 mil acidentes graves em estradas federais, que provocaram a morte de 6.244 pessoas. Número menor do que o registrado em 2016. Ainda assim, a taxa de mortalidade é altíssima. Mesmo tendo uma população e uma frota menores, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. No Continente Americano, o país tem o quarto pior desempenho atrás de Belize , República Dominicana e Venezuela.

Disponível em: www.senado.gov.br. Acesso em: 16 mar. 2018 (adaptado).

TEXTO III



Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 28 mar. 2018 (adaptado).