PROPOSTA DE REDAÇÃO



A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema:
Como lidar com os maus-tratos aos animais?
Escreva um texto apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.
TEXTO I
GUIA PRÁTICO PARA AVALIAÇÃO INICIAL DE MAUS-TRATOS A CÃES E GATOS
O ato de maltratar animais não é mais visto como um incidente isolado que possa ser ignorado e sim pode, muitas vezes, representar um crime indicador ou preditor, sendo um sinal de alerta de que outros indivíduos no agregado familiar possam não estar seguros (Figura 1).

Figura 1: Interconexão de diferentes formas de violência
Neste contexto, existe uma forte correlação com os conceitos da “Saúde Única”, a qual considera a necessidade de que tanto pessoas quanto animais e o meio ambiente sejam adequadamente cuidados e integrados, para que esta dinâmica possa existir. Vários aspectos da vida em comunidade e da saúde pública estão relacionados aos casos de negligência, crueldade ou violência ativos, bem como os de acumuladores de animais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a violência doméstica contra mulheres e crianças como um problema de Saúde Pública. Considerando que pesquisas internacionais indicam a conexão entre a violência humana e os maus tratos contra animais, fica claro que os atendimentos de denúncias de maus-tratos a animais precisam ser melhor monitorados pelos órgãos competentes. No Brasil, um estudo realizado a respeito da violência doméstica apontou que 71% dos animais pertencentes a mulheres que haviam sofrido violência doméstica tinham sido submetidos a maus-tratos naquele domicílio.
(Disponível em https://www.crmvsp.gov.br/arquivo_legislacao/GUIA_PRATICO_PARA_AVALIACAO_INICIAL_DE_MAUS_TRATOS_A_CAES_E_GATOS.pdf , acessado em 20.09.2020.)
TEXTO II
Maus-tratos contra animais são frequentes, mas poucos denunciam
Pesquisa do Ibope feita com internautas revelou que a maioria já presenciou maus-tratos contra animais, mas só 17% denunciaram a prática.

Uma pesquisa feita com 2 mil internautas brasileiros aponta que 92% já presenciaram maus-tratos contra animais e que somente 17% denunciaram as práticas. A Organização Mundial da Saúde estima que existam mais de 30 milhões de cães e gatos no Brasil.
Os dados também mostraram que 82% dos entrevistados afirmaram estar engajados com a causa animal e que, além disso, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado animais abandonados em suas cidades.
Por outro lado, apenas 32% afirmaram já ter feito o resgate de animais e somente 30% adquiriram seus pets em eventos de adoção, apesar de 44% das pessoas argumentarem que a melhor forma de ter seu primeiro pet seria adotando.
Os dados colhidos apontam ainda que 74% dizem que entregariam seu animal para adoção se realmente não tivessem condições de continuar com ele e que a falta de espaço e custos elevados são causas apontadas para não ter mais o animal de estimação.
A pesquisa foi realizada pelo Ibope, a pedido do Carrefour, para conhecer melhor os problemas de abandono e maus-tratos de animais no Brasil, como parte de uma série de ações da empresa em prol da causa animal, depois de um caso de espancamento de um cão ganhar grande repercussão em todo o país.
(disponível emhttps://noticias.r7.com/sao-paulo/maus-tratos-contra-animais-sao-frequentes-mas-poucos-denunciam-06112019 , acessado em 20.09.2020).
TEXTO III
Confira quais são as atitudes consideradas maus-tratos aos animais. Além da violência contra os animais, existem outras ações que podem ser classificadas como maus tratos. São elas:
Abandono
Agressões físicas, como: espancamento, mutilação, envenenamento;
Manter o animal preso a correntes ou cordas;
Manter o animal em locais não-arejados – sem ventilação ou entrada de luz;
Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene;
Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio;
Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente;
Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;
Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças;
Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse;
Capturar animais silvestres;
(https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/155756645/saiba-quais-atitudes-podem-ser-consideradas-maus-tratos-aos-animais)

(disponível em https://www.humorpolitico.com.br/admin/maus-tratos-aos-animais/ , acessado em 20.09.2020).