Questão
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
2016
Fase Única
PROPOSTA-REDACAOO5722e0373d4
Discursiva
PROPOSTA DE REDAÇÃO

O sedentarismo é um tema muito discutido na atualidade e não significa apenas a falta de uma atividade física regular. 

Apesar da grande quantidade de informação para que se tenha uma vida ativa, muitas pessoas se tornam reféns do sedentarismo na vida moderna. 

A partir da leitura dos textos da coletânea apresentada e de seu conhecimento prévio relacionado ao assunto, redija um texto dissertativo-argumentativo contendo, no mínimo 15 linhas e no máximo 20. 

No texto, apresente seu ponto de vista sobre a seguinte questão: a conscientização dos brasileiros sobre os males do sedentarismo e a necessidade de mudança. 

Para atender à proposta, seu texto deverá apresentar: 

- título, 

- tese/ponto de vista bem definido, 

- argumentos que sustentem a tese. 

Atenção: 

- não se identifique (não coloque seu nome no texto), 

- sua redação será anulada se você: 

I. reproduzir a coletânea, ou 

II. fugir ao recorte temático, ou 

III. não escrever uma dissertação argumentativa, ou 

IV. não atender ao número mínimo (15) ou máximo (20) de linhas. 

Texto 1 

Numa palestra descontraída, o médico Drauzio Varella falou sobre o estresse e como ele está relacionado às doenças da sociedade atual. Drauzio surpreendeu a plateia citando as principais epidemias existentes no Brasil: a hipertensão, que atinge metade dos brasileiros com mais de 50 anos, e o diabetes, que acomete 12% da população. Drauzio relatou que o estresse foi uma importante ferramenta dos humanos para escapar de predadores durante a evolução de nossa espécie, porém, na vida contemporânea o estresse acaba sendo um problema. “Hoje, com a vida sedentária, a falta de tempo e o estresse junto ao computador, o celular e a necessidade de estar sempre trabalhando, criou-se um mundo de loucos”. Para o médico, o corpo humano foi feito para ficar em movimento e a principal medida de combate ao estresse é a prática constante de exercícios. “O exercício físico é antiestressante, tranquilizante e protege contra todos os males do homem moderno: câncer, obesidade, doenças reumatológicas e degenerativas”. 

Disponível em: <http://www.sindpd.org.br/sindpd/upload/jornais/sindpd_jornal_setembro_2012.pdf.pdf>. Acesso em: 06/12/2015. 

Texto 2 

Sedentarismo mata 300 mil por ano no Brasil 

(O Globo, 31/10/2015) Hoje começa o fim de semana, e muitos brasileiros planejam as mais do que tradicionais peladas, com três, quatro horas de futebol. A princípio, diversão e sinal de que, afinal, não são sedentários. Mas a batida expressão “só-que-não” nunca teve uso tão apropriado. Não só são sedentários quanto temerários. O exercício visto pela lente da ciência revela que a pelada pode até ser divertida, mas não traz benefício para a saúde. Na verdade, é arriscada. O mesmo vale para desportistas de fim de semana em geral. São os motoristas de domingo da saúde. Retrato de um país sedentário, em que só 30% da população é fisicamente ativa e apenas entre meros 2% a 5% fazem exercícios em volume ideal. No Brasil, 300 mil pessoas morrem por ano de doenças associadas diretamente ao sedentarismo, uma a cada dois minutos, diz o médico Victor Matsudo, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para atividade física e coordenador da Rede de Atividade Física da América Latina. 

Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/sedentarismo-mata-300-mil-por-ano-no-brasil-17932945.html>. Acesso em: 06/12/2015. 

Texto 3 

“Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a saúde e o bem-estar próprios e de sua família, incluindo alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.” 

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Artigo 25, parágrafo 1).Disponível em: <http://nacoesunidas.org/acao/saude/>. Acesso em: 06/12/2015.

Texto 4



Disponível em: <http://marciolinardi.com.br/aptidao-fisica/>. Acesso em: 06/12/2015.