PROPOSTA DE REDAÇÃO



TEMA: Efeitos da ausência de empatia nas relações sociais
Texto 1
Verbete “Empatia”.s.f. Psicol. Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por uma pessoa.
Fonte: FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004, p. 734(texto adaptado).
Texto 2
As redes sociais como reflexo da falta de empatia no mundo
Num mundo extremamente conectado, mas também individualista, as redes sociais são poderosas intermediadoras que escancararam a falta de empatia da sociedade. As pessoas disseminam ódio e rancor pela internet, denegrindo e expondo sem nem pensar como se sentiriam se estivessem no lugar dos outros. Apesar de essa desumanização ter sido amplificada com o contato via web, essa falta de empatia é apenas um reflexo da ausência de solidariedade e amor dentro de cada um. Um exemplo recente disso foi o caso de Day McCarthy, que disparou ofensas absurdas referentes à cor e ao cabelo da pequena Titi, filha adotiva dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Como se não bastasse, a socialite já esteve envolvida em outras situações como essa, em que a mesma diminuía e julgava a aparência dos outros em seus vídeos.
Ações como essas mostram como as pessoas falam sem pensar, nem se colocam no lugardos outros. A partir do momento em que você faz uma crítica maldosa, mesmo sabendo que pode machucar, você está sendo apático com o sentimento do outro. E machucar o outro, só machuca a você mesmo. Afinal, não fazer com os outros o que você não quer que façam com você, é um princípio que deveria ser levado em consideração.
É evidente que muitos ainda não tenham assimilado que as maiores mazelas do mundo se dão por causa da falta de empatia dos homens. Essa ausência gera uma desumanização, tanto em si mesmo quanto no outro. E com isso, tornamo-nos menos humanos, mais egoístas, mais competitivos e mais individualistas.
A ignorância, o desafeto e a raiva são sinônimos claros de um pensamento intolerante: estamos em estado alarmante de falta de solidariedade. Precisamos reconhecer na empatia a possibilidade de promover mudanças significativas no mundo.
Fonte: Disponível em: <http://www.sbie.com.br/blog/as-redes-sociais-como-reflexo-da-falta-de-empatia-no-mundo/>. Acesso em: 20 fev. 2019 (texto adaptado).
Texto 3

Texto 4
Você é capaz de ser tolerante, de se ver no lugar do outro, enfrentando as mesmas dificuldades? Essa semana, um vídeo que viralizou nas redes sociais chamou atenção ao mostrar um estagiário de uma marca de fast-food ajudando um homem com problemas motores ase alimentar. Pacientemente, o colaborador corta a comida e o alimenta. Isso é empatia!
Aparentemente, o rapaz não tinha a obrigação de fazer aquele belo gesto por um desconhecido, porém ele o fez! Ele soube reconhecer um semelhante em necessidade e se colocar no lugar dele. A empatia é a sensibilidade de poder se colocar no lugar do outro para compreender e ajudar alguém em determinadas situações.
No dia a dia, a falta de empatia com o mundo ao nosso redor se reflete na intolerância, na falta de compreensão e na ajuda ao outro, fazendo com que as pessoas olhem apenas para si mesmas. Segundo André Assunção, professor e psicólogo do Hapvida Saúde, em ambientes como o trabalho, a escola e, até mesmo, dentro da família, a falta dessa sensibilidade pode causar danos na vida íntima e social das pessoas, deixando-as “amarguradas e insensíveis”. “Isso afeta as relações interpessoais na medida em que as pessoas não se colocam no lugar do outro, não conseguem ou não se esforçam para lidar com as diferenças de pensamento e comportamento existentes no nosso convívio social”, destaca Assunção.

Fonte: Disponível em: <https://www.diarioonline.com.br/noticias/elas/noticia-500754-psicologo-explica-como-a-falta-de-empatia-nos-afeta-todos-os-dias.html>. Acesso em: 20 fev. 2019 (texto adaptado)
Texto 5

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua vivência, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: Efeitos da ausência de empatia nas relações sociais, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.