PROPOSTA DE REDAÇÃO
TEXTO I
Como o suicídio é visto pela sociedade?
“Por muito tempo, o suicídio foi um tabu entre a maioria das pessoas, um assunto proibido. As pessoas, por natureza, não se sentem confortáveis para falar da morte, pois isso expõe seus limites e suas fraquezas. Esse tabu piora a situação de muitos. Atualmente, com a disseminação do uso das redes sociais, o assunto passou a ser tratado de forma mais aberta. Familiares, amigos e a mídia deixaram de ocultar a causa de morte de entes queridos e personalidades que cometeram suicídio, porém, nem sempre de forma adequada, contrariando diretrizes da Organização Mundial da Saúde, o que pode inclusive estimular novos casos. Parece haver hoje o entendimento da sociedade de que o suicídio é um ato decorrente do desespero e não motivo de vergonha, porém, é necessário cuidados para não expor detalhes do ato, imagens, relatos, cartas, etc, e sempre divulgar, em conjunto com a notícia, formas de prevenção e identificação de sintomas.”
Disponível em: https://www.cvv.org.br/wp-content/uploads/2017/ 05/Cartilha-Falando-Abertamente-2020-vers%C3%A3o-impress%C3 %A3o-A4.pdf acesso em: mai. 2022.
TEXTO II.
OMS alerta: Suicídio é a 3ª causa de morte de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos
“O suicídio não é um fenômeno recente, mas os números têm impactado tão fortemente os órgãos internacionais de saúde que não há dúvidas: estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população. No mundo, são cerca de 800 mil de suicídios anuais. O Brasil só perde para os EUA.
Não por acaso, desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada há cinco anos.
No mundo, as notificações apontam para um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Uma realidade devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras: a maioria é homem, negro, com idade entre 10 e 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado.”
Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/2020/09/1 0/oms-alertasuicidio-e-a-3a-causa-de-morte-de-jovens-brasileiros-entre-15-e-29- anos/ Acesso em: mai. 2022.
TEXTO III
Adolescentes e o suicídio
“A grande ocorrência de suicídio de adolescentes é normalmente atribuída à depressão, abusos sexuais, drogas, separação dos pais e problemas decorrentes de atração por pessoa do mesmo sexo. Conquanto apenas um desses fatos, por si só, pode ser bastante para levar um jovem ao suicídio, muitos adolescentes estão sobrevivendo a mais de um.
Muitas vezes, não é um único fato sério ou situação que leva o jovem a querer terminar com a própria vida. Uma série de pequenas, mas decepcionantes circunstâncias podem criar na mente do jovem a imagem de um futuro sem esperanças.
Um certo número de jovens é muito bom em disfarçar a depressão; por isso os pais precisam ficar atentos. Inúmeras pesquisas recentes sugerem que uma em cada sete crianças está sujeita a sofrer depressão antes dos 14 anos e que muitas vivem sem terem sido diagnosticadas e tratadas, o que acarreta consequências devastadoras para a própria criança, familiares e até para a sociedade. Pesquisas informam que triplicou o índice de suicídio de jovens desde os anos 60. Esse aumento do índice entre jovens, sobretudo do sexo masculino, é uma tendência mundial.
Estatisticamente comprovada está que, para cada suicídio masculino consumado, há entre 30 a 50 tentativas de suicídio. Estatisticamente também comprovada que, para cada suicídio feminino consumado, há entre 150 a 300 tentativas.
Estudos informam que, morte decorrente de suicídio é mais comum entre os homens; entretanto, condutas autodestrutivas vêm aumentando muito entre as garotas de 15 a 29 anos.
Pesquisadores afirmam que, para cada suicídio consumado há pelo menos 100 adolescentes que tentaram, mas não conseguiram dar cabo da própria vida. É uma constatação atemorizante.”
Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/doencas-saude/ adolescentes-suicIdio.htm Acesso em: mai. 2022.
Com base na coletânea de textos motivadores e nos seus conhecimentos, produza um texto sobre o tema: “Obstáculos no combate e prevenção ao suicídio de jovens”. Lembre-se que seu texto deve ser dissertativoargumentativo. Para tanto, organize suas ideias de forma a estabelecer relações com a coletânea de textos, de forma crítica, coesa e coerente, defendendo seu ponto de vista e propondo sugestões de solução para o problema com argumentos consistentes. Não se esquece de que deve ser escrito em linguagem formal.