Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2018
Fase Única
PROPOSTA-REDACAOTEXTO781ea0f1df2
Discursiva
PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEXTO 1

Amizade que termina por causa de política era amizade mesmo?

O ditado “política não se discute” deve ser um dos principais responsáveis por a gente estar tão próximo do centro da Terra quando o assunto é buraco. Talvez o problema seja o que a gente acabou chamando de “discutir política”.

Se a primeira imagem que vem à sua cabeça enquanto lê isso é baixaria entre pessoas de opiniões divergentes, talvez a solução seja discutir mais coisas fora a prisão do Lula ou a impunidade de Aécio Neves com as pessoas próximas. E vai ser fácil, porque, desde quando nos organizamos em sociedades e desencanamos de andar por aí caçando a própria comida, todos os nossos gestos acabam sendo gestos políticos.

Quando você escolhe ir para o trabalho de carro, bicicleta ou transporte público, não importando a sua preferência, está fazendo um gesto político. Quando decide o nome do seu filho, o time de futebol, a cor da parede da casa, o canal onde vai assistir ao telejornal ou o tipo de comida que vai comprar, você está incansavelmente mexendo com política.

Já aconteceu com todo mundo: seu amigo manifesta uma opinião sobre partidos ou políticas públicas na Internet, e você entra em uma espiral de choque, decepção, repugnância e tristeza por pensar exatamente o oposto do que ele com tanta paixão. Sabe por quê? Você não está sabendo observar e escutar esse amigo. Todos os dias, ele te dá pistas concretas de que ele é tudo isso aí que você leu no Face dele mesmo.

Talvez você não tenha reparado antes nos tipos de piadas que ele prefere, na forma como ele lida com a família, na religião ou no ateísmo dele, mas estava lá o tempo todo. Em uma situação assim, ninguém foi enganado. Só faltou conversa. Falta o tempo todo.

Discutir política não é falar sobre o seu candidato a cada dois anos, quando convocam eleições. Discutir política é perguntar para o seu camarada por que ele escolheu a vida que escolheu, como se cercou das pessoas que se cercou, [...] por que ele acha que o seu corte de cabelo ficou uma merda [...]. Conte você, melhor, sobre suas escolhas também.

Com base nas respostas, você pode acabar se surpreendendo a respeito da quantidade de amizades que deseja realmente manter. Sendo otimista, também pode acabar encontrando outras onde achava que não existiam. O fato é que suas amizades também são gestos políticos — e você pode acabar se dando conta disso em momentos inoportunos. Faz parte.

[...]

Texto adaptado de SAHD, L. Disponível em: <https://luizasahd. blogosfera.uol.com.br/2018/04/10/amizade-que-termina-por-causa-de-politica-era-amizade-mesmo/>. Acesso em: 13 abr. 2018.

TEXTO 2

Amigo

(Roberto Carlos)

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas

[...]

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

[...]

Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo, você é o mais certo das horas incertas

[...]

Não preciso nem dizer tudo isso que eu lhe digo,
Mas é muito bom saber que eu tenho um grande amigo.

Excerto da letra disponível em: <https://www.letrasdemusica.fm>. Acesso em: 20 abr. 2018. 

GÊNERO TEXTUAL – CARTA PESSOAL

Contexto de Produção: Há alguns meses, você estava com um grupo de amigos/as quando houve certo desentendimento entre você e um/a deles/as, por alguma divergência de opinião (sobre política, ou religião, ou futebol, ou filmes, ou carreiras, ou sobre qualquer outro assunto), que os/as levou a um rompimento. Sentindo falta do/a amigo/a, você resolve escrever-lhe uma carta buscando restabelecer a amizade.

Comando de Produção: Considerando o contexto de produção acima apresentado e os textos de apoio, escreva uma CARTA PESSOAL a seu/sua amigo/a com a finalidade de relatar o quanto fez falta o contato entre vocês dois/duas, de argumentar que a discussão que houve naquela ocasião poderia ter tido um rumo mais saudável e maduro e de esclarecer que refletiu sobre o ponto de vista dele/a sobre o assunto que os/as levou ao rompimento. Sua carta deve ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 linhas. Assine APENAS como “Seu amigo” ou “Sua amiga”.