PROPOSTA DE REDAÇÃO


INSTRUÇÕES:
1. Para elaborar sua Redação, você deve escolher 1 (um) tema entre os 3 (três) apresentados.
2. Utilize o espaço reservado ao rascunho para elaborar a sua redação.
3. Use somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul ao transcrever o seu texto na Folha de Redação e observe as instruções constantes neste caderno.
4. Confira os dados constantes no cabeçalho da Folha de Redação e assine-a no espaço reservado para tal fim.
5. Considere que seu texto será corrigido, observando-se os critérios a seguir.
I – Título.
II – Proposta.
III – Coerência.
IV – Tipologia textual.
V – Emprego da norma padrão.
VI – Coesão.
6. Terão nota zero as redações que:
a) não obedecerem às instruções contidas na prova de redação;
b) fugirem ao proposto no comando escolhido;
c) não desenvolverem o tipo de texto proposto no comando escolhido;
d) apresentarem acentuada desestruturação e contiverem menos de 17 linhas ou mais de 22 linhas;
e) apresentarem qualquer identificação além do texto, ou às suas margens, mesmo que seja a lápis;
f) forem consideradas ilegíveis ou desenvolvidas em forma de desenhos, números, versos, espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como desenvolvidas em códigos alheios à língua portuguesa escrita;
g) forem escritas a lápis ou a tinta em cor diferente da azul ou preta.
7. O título do texto não deve estar incluído no limite de linhas.
TEMA 1
Leia o texto e a charge a seguir.
Voz para todos: a luta contra o etarismo na sociedade
Etarismo é o ato de discriminação às idades, sendo um tipo de preconceito que pode assumir muitas formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas organizacionais que perpetuam a discriminação etária. O termo etarismo (ageism) foi utilizado pela primeira vez pelo gerontologista Robert N. Butler, nos Estados Unidos, para descrever a discriminação contra adultos mais velhos. No entanto, o conceito evoluiu para ser frequentemente aplicado a qualquer tipo de discriminação com base na idade, envolvendo preconceito contra crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
A sociedade atual ainda encara o envelhecimento como uma dificuldade, com a visão de que haverá maior despesa com plano de saúde, remédios e o governo brasileiro alega que o sistema previdenciário não será sustentável ao longo dos próximos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 13% da população têm mais de 60 anos, sendo que a partir de 2031 haverá mais idosos do que crianças e adolescentes e, em 2042, essa faixa etária alcançará o número de 57 milhões de brasileiros.
Enfrentar a discriminação etária exige uma nova compreensão do envelhecimento por todas as gerações sobre essa fase da vida. Precisamos eliminar os conceitos desatualizados de pessoas mais velhas como fardos e reconhecer a diversidade da experiência da velhice e as desigualdades do preconceito etário.
(Adaptado de: <https://www.meiomensagem.com.br/opiniao/voz-para-todos-a-luta-contra-o-etarismo-na-sociedade>. Acesso em: 18 jul. 2024.)

Com base no texto e na charge, redija um texto dissertativo-argumentativo em que discuta as causas do etarismo e as formas de combate a esse preconceito.
TEMA 2
Leia o texto a seguir.
Uma proposta ambiental da Bíblia
“Bal Tashchit” é uma expressão hebraica que significa “não destruir” ou “não desperdiçar”. Este princípio ético e jurídico judaico proíbe a destruição e o desperdício desnecessário de recursos. No contexto profissional corporativo, adotar o princípio de Bal Tashchit pode resultar em práticas altamente eficientes e de grande valor. Imagine os efeitos de evitar desperdícios de alimentos, água, energia e materiais.
A promoção de uma abordagem ambientalmente consciente, através de práticas como reciclagem, conservação de energia, redução de lixo e uso responsável de materiais, não só protege o meio ambiente, como também resulta em significativas economias financeiras.
Além disso, Bal Tashchit promove o uso responsável e ético de bens materiais e propriedades. Isso implica evitar a destruição ou danos a objetos que ainda têm valor ou utilidade, refletindo um uso mais sustentável dos recursos. Na prática, isso pode significar melhor manutenção de equipamentos, reutilização de materiais e minimização de desperdícios.
Bal Tashchit é um ato de respeito pela criação, um senso de gratidão e reverência pelos recursos disponíveis na natureza, promovendo uma cultura corporativa de eficiência e consciência de uso. Adotar Bal Tashchit é mais que uma prática ambiental. É um compromisso ético e profissional que beneficia a empresa e a sociedade como um todo.
(Adaptado de: Adaptado de: SHAPIRO, A. Uma proposta ambiental da Bíblia. Folha de Londrina, Londrina. ano 75. n.23.093. 8 jul. 2024. Emprego. p.13.)
Com base na exposição de Abraham Shapiro, redija um texto dissertativo-argumentativo em que discuta a seguinte premissa do autor: “Adotar Bal Tashchit é mais que uma prática ambiental. É um compromisso ético e profissional que beneficia a empresa e a sociedade como um todo”.
TEMA 3
Leia o texto e analise a charge a seguir.
Como os influenciadores digitais impactam a vida dos adolescentes?
Também chamados de digital influencers, os influenciadores são pessoas com destaque significativo em uma ou mais redes sociais que, por fins comerciais ou não, buscam influenciar uma determinada parcela da população por meio de conteúdo e posicionamentos. A atividade não é nova, mas ganhou grande visibilidade devido à facilidade de criação nas redes sociais e a seu grande potencial de exposição. Desde então, os influencers cresceram em número. Seu poder provém do convencimento não só em relação ao consumo, mas também às atitudes. Atualmente, qualquer um pode ser um influenciador. Basta ter um número significativo de seguidores leais e uma boa taxa de engajamento.
Existem muitos influenciadores que podem gerar conteúdos e aprendizados positivos, porém alguns comportamentos precisam ser acompanhados de perto. Fatores como busca constante por likes, atenção e visibilidade podem trazer problemas psicológicos, por exemplo. A necessidade de pertencimento público a um determinado grupo pode gerar falta de aceitação consigo mesmo, baixa autoestima e atitudes alheias à realidade individual. Os familiares e educadores precisam ficar atentos à cultura do cancelamento. Ela pode causar impacto no emocional e na saúde dos indivíduos cancelados, principalmente quando se trata de adolescentes.
Por meio de uma educação socioemocional, os jovens aprimoram o pensamento crítico necessário para que façam julgamentos claros sobre atitudes positivas e negativas em rede. Com isso, eles também se tornam menos propensos a atitudes prejudiciais como desafios e desinformação. Dentre as formas de estimular o pensamento crítico desde cedo se encontram o incentivo ao hábito da leitura e ao questionamento, assim como a criação de espaços para argumentação e debates. A comunicação é a chave para um aprendizado eficiente e, nessa hora, os educadores precisam estar cada vez mais próximos dos jovens. O diálogo e uma atenção cuidadosa são fundamentais.
(Adaptado de: https://escoladainteligencia.com.br/blog/influenciadores-digitais/. Acesso em: 20 jul. 2024.)

(Disponível em: https://encurtador.com.br/gWGGP. Acesso em: 20 jul. 2024.)
Com base no texto e na charge, redija um texto dissertativo-argumentativo em que discuta o impacto dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros.