Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2012
Fase Única
PROPOSTA3334ed98600
Discursiva
PROPOSTA DE REDAÇÃO

PROPOSTA 1

Observe as imagens abaixo e escreva uma dissertação abordando a trajetória do povo brasileiro, da chegada dos portugueses à atualidade.



PROPOSTA 2

Amina, a emigrante libanesa de Amrik, cruzou mares até chegar ao Brasil. Jorge, o caminhoneiro, de Jorge, um Brasileiro, percorreu estradas pelo interior do país. Ambos são personagens de obras literárias que abordam um mesmo tema: a viagem.

A partir de suas próprias memórias, narre um episódio marcante, que estabeleça um elo com a história vivida por Jorge ou Amina.

PROPOSTA 3

Cientistas dizem ter achado partícula mais rápida que velocidade da luz Neutrino chegou 60 nanossegundos antes da luz.

Cientistas europeus divulgaram uma descoberta que promete abalar um dos pilares fundamentais da física: partículas que bateram a velocidade da luz. O anúncio foi feito por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS) a partir de dados obtidos no supercolisor do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). Se for confirmado, pode gerar uma reformulação na teoria da relatividade de Albert Einstein.

Parece pouco, mas, segundo Einstein, nada no Universo poderia ser mais rápido que a velocidade da luz – nem 1 nanossegundo.

Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2011/09/cientistas-afirmam-terencontrado-particulas-que-batem-velocidade-daluz.html> [Adaptado] Acesso em: 10 out. 2011.

Mas e se os cientistas do CERN estiverem certos?

Significa que a velocidade da luz não é o limite máximo da velocidade da natureza e uma das consequências interessantes é quanto à causalidade. Um efeito precisa, necessariamente, ter uma causa anterior. Existe uma ordem natural das coisas: primeiro a causa, depois o efeito. Essa ordem depende da velocidade da luz. Como uma causa não pode ir mais rapidamente que a velocidade da luz, em princípio você poderia viajar para o passado se essa regra fosse violada.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/em-duassemanas-vao-entender-o-erro-afirma-gleiser> [Adaptado] Acesso em: 10 out. 2011.

Os textos apresentados acima referem-se a estudos ainda não comprovados cientificamente.

Supondo que ocorra esta comprovação e que venha a ser possível realizar uma viagem no tempo, escreva um texto narrativo sobre um fato marcante na história da humanidade que você mudaria e as possíveis consequências dessa mudança para a sociedade atual.