PROPOSTA DE REDAÇÃO
ELABORE SUA REDAÇÃO, EM PROSA, COM NO MÍNIMO 10 LINHAS E NO MÁXIMO 20 LINHAS.
TEXTO 1
Sensacionalismo (substantivo masculino):
Rubrica: meios de comunicação. Uso e efeito de assuntos sensacionais, capazes de causar impacto, de chocar a opinião pública, sem que haja qualquer preocupação com a veracidade. Adaptado de: HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Acesso em 17/01/2022.
TEXTO 2
Sensacionalismo
Sensacionalismo é o nome que se dá a uma certa postura na comunicação de massa em que eventos e assuntos das histórias contadas são exibidos de maneiras muito exageradas a fim de aumentar a audiência dos telespectadores ou dos leitores. Isso pode incluir notícias sobre assuntos insignificantes e eventos que não influenciam a sociedade em geral, além de envolver apresentações tendenciosas de temas populares de uma maneira trivial. Algumas táticas conhecidas incluem abordagens insensíveis, apelações emotivas, criação de polêmicas, notícias com fatos intencionalmente omitidos etc. Basicamente, quaisquer formas de se obter forte atenção popular.
Toques do sensacionalismo já podiam ser notados na Roma Antiga com sua Acta Diurna (o primeiro “jornal” conhecido, que continha relatos e anúncios oficiais produzidos e exibidos diariamente em murais públicos, a fim de divulgar os principais acontecimentos da então República). [...] Esse método de jornalismo foi fortemente usado sobre as classes sociais inferiores, classes essas que historicamente tinham menos interesse em obter informações sobre assuntos como política e economia. Assim, o público se sentia mais interessado nos jornais. [...]
Atualmente, em casos extremos, os meios de comunicação podem noticiar uma situação importando-se apenas se essa produzirá uma boa história, sem levar em consideração a exatidão factual ou a relevância da informação. Desse modo, notícias com alegações falsas podem ser fortemente cobertas pela mídia. A mídia sensacionalista expõe programas e jornais em que se divulgam livremente temas chocantes como a violência, devido a todo o apelo que esse tipo de tema tem sobre a população; muitas vezes, sem levar em consideração o impacto cultural causado na sociedade ao apresentar fatos distorcidos ou completamente modificados.
Adaptado de: PORTO, Gabriella. Sensacionalismo. Disponível em: <https://www.infoescola.com/jornalismo/sensacionalismo/>. Acesso em 17/01/2022.
TEXTO 3
Marília Mendonça não merecia tolerar tanto sensacionalismo
Quando caiu o avião que levava os Mamonas Assassinas, banda de carreira meteórica no Brasil dos anos 1990, tombaram também alguns pilares éticos do jornalismo. A namorada de Dinho, o vocalista, "soltou os cachorros contra a imprensa" [...] e acusou veículos como o jornal Notícias Populares, o NP, e a revista Manchete de desumanos e antiéticos por publicarem fotos dos corpos mutilados dos músicos. Nenhuma das publicações existe mais. Persiste, contudo, o debate sobre quão disposta a mídia está a envergar limites éticos. [...]
No caso da morte da cantora Marília Mendonça, houve imagens transmitidas em tempo real na televisão e na internet e pelo Corpo de Bombeiros. [...] Era um assunto de comoção nacional. Logo, de evidente interesse jornalístico. Como o tratar sem carregar nas tintas sensacionalistas? O resgate dos corpos foi exibido ao vivo pela Globo, ágil em enviar repórteres ao local do acidente. Mais imagens se espraiaram por outros canais e pelas redes, já que havia gente ao redor filmando com celular o trabalho dos bombeiros. O Google Trends, ferramenta que permite medir os termos mais procurados no momento, registrou um "crescimento repentino" das pesquisas "fotos de Marília Mendonça morta" e "Marília Mendonça corpo".
Essa situação assemelha-se ao vale-tudo por audiência no episódio dos Mamonas, quando Gugu Liberato (o mesmo que teve sua própria morte, em 2019, explorada em toda sorte de click baits) conquistou o maior ibope da história de seu Domingo Legal com um programa sobre a morte dos membros da banda. [...]
A afobação dos tempos digitais corrói as divisas entre a informação válida e o caça-cliques insalubre. A morte precoce de Marília Mendonça, uma das maiores artistas da música contemporânea brasileira, escancara como parte do jornalismo aprimorou seu gosto por sensacionalismo de 1996 para cá. Marília Mendonça não merece isso.
Adaptado de: BALLOUSSIER, Anna Virginia. Marília Mendonça não merecia tolerar tanto sensacionalismo. 05/11/2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/11/marilia-mendonca-nao-merecia-tolerar-tanto-sensacionalismo.shtml>. Acesso em 17/01/2022.
PROPOSTA
Com base nos textos da coletânea e em seus conhecimentos sobre o assunto, escreva um TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO sobre o tema:
O sensacionalismo midiático e suas consequências para a sociedade brasileira