PROPOSTAS DE REDAÇÃO


Sua prova apresenta DUAS propostas de redação. Escolha UMA delas para produzir seu texto dissertativo-argumentativo. NÃO há a necessidade de identificar, na folha de redação, a proposta escolhida.
PROPOSTA I
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema O PAPEL DO CIDADÃO NA POLÍTICA DE COMBATE AO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Quando se trata de produzir lixo, nós, brasileiros, estamos a todo vapor, graças à melhoria da qualidade de vida no país. Geramos mais de 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos nas cidades. É um índice muito maior do que o de anos anteriores, embora muito pouco tenha sido feito para recolher todo esse lixo e dar uma destinação adequada a ele. Essas conclusões foram divulgadas pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O Brasil é um dos maiores produtores de lixo do planeta, bem como a União Europeia, os Estados Unidos, a China e o Japão. Mesmo diante de tamanha quantidade de rejeitos, ainda estamos muito distantes de cumprir, à risca, as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, lei que, aliás, previa o fim dos fedidos e contaminados lixões a céu aberto em todas as cidades brasileiras.
Disponível em: <http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-questao-do-lixo-no-brasil-esta-se-tornando-um-desafio assustador/>. Acesso em: 15 de setembro de 2016. (Adaptado)
TEXTO II
LIXO
Jogue o lixo no lixo
Não jogue nada no chão
Vamos deixar esta escola
Brilhando com esta canção
Papel de bala
Ponta de lápis
Pó de borracha
Não jogue nada no chão!
Casca de fruta
Restos de lanches
Lenço de papel
Não jogue nada no chão!
Jogue o lixo no lixo
Não jogue nada no chão
Vamos deixar esta escola
Brilhando com esta canção
Copo descartável
Goma de mascar
Papel amassado
Não jogue nada no chão
Casca de fruta
Restos de lanches
Lenço de papel
Não jogue nada no chão!
Autor: Vital Farias.
Acesso em: 15 de setembro de 2016.
TEXTO III

Disponível em: <https://desenvolvimentoambiental.files.wordpress.com/2011/05/charge_lixo_df.jpg?w=500&h=343>. Acesso em: 15/09/2016.
PROPOSTA II
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema GERAÇÃO DIGITAL: OS RISCOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA MUDANÇA DO CARÁTER DE AMIZADES JUVENIS, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Antigamente, os jovens conversavam fisicamente com seus amigos. Aquelas horas passadas no telefone da família ou na companhia de amigos do bairro desapareceram muito tempo atrás. Hoje, porém, até mesmo trocar ideias por celular ou e-mail está ultrapassado. Para os adolescentes e os pré-adolescentes atuais, a amizade parece se desenrolar cada vez mais por meio de minitextos, SMSs ou fóruns de Facebook ou MySpace.
Boa parte das preocupações com esse uso da tecnologia tem sido voltada, até agora, a suas implicações no desenvolvimento intelectual dos jovens, mas especialistas começam a estudar um fenômeno profundo: a possibilidade de a tecnologia estar mudando a própria natureza das relações sociais.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/newyorktimes/ny1005201005.htm>. Acesso em: 15 de setembro de 2016.
TEXTO II
Nossa amizade é uma coisa fora do normal
Minha melhor amiga é amiga virtual
Sei que a distância e tudo que ela traz é dor
E eu só te vejo pela tela de um computador
(...)
Autora: Manu Silva.
Acesso em: 15 de setembro de 2016.
TEXTO III

Disponível em: <http://infernizz.blogspot.com.br/2016/03/redes-sociais-e-relacionamentos.html>. Acesso em: 15 de setembro de 2016.