Questão
Universidade de Cuiabá - UNIC
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Paises-emergentes1121e390abc
“Países emergentes”, “crise mundial”, “bolsa de valores”, “Velha Economia”, “Nova Economia”, são expressões constantemente citadas nos noticiários econômicos. Todas elas constituem o panorama da economia globalizada, marcada pela internacionalização do capital produtivo e especulativo.

O fluxo de capitais pelo mundo não é uma situação nova. [...] no mercantilismo houve uma internacionalização do capital comercial; e no imperialismo, a internacionalização do capital industrial. Após a Segunda Guerra, o capital produtivo se internacionalizou, quando as transnacionais se instalaram nos países subdesenvolvidos. A década de 90 do século XX foi marcada pela internacionalização do capital especulativo. (ALMEIDA; RIGOLIN, s.d, p. 224).

A análise das informações contidas no texto e os conhecimentos sobre o mundo globalizado permitem afirmar:
A
O capital produtivo mundial só foi internacionalizado após a Terceira Revolução Industrial, quando as empresas transnacionais se instalaram no mundo periférico, provocando um grande desenvolvimento econômico nos países que compõem esse mundo.
B
Os países emergentes não atraem capital especulativo porque adotam juros baixos, a economia é instável e a legislação proíbe remessas de capitais para outros países.
C
A diferença entre a “Velha Economia” e a “Nova Economia” consiste nos modos operacionais de cada uma, ou seja, a primeira agrupa empresas de precisão e, a segunda, empresas petrolíferas e automobilísticas.
D
As empresas chamadas “ponto.com” apresentam grande estabilidade econômica por favorecerem a maioria da população mundial, sendo, por esse fator, as únicas a não sofrerem as consequências da atual crise mundial.
E
A atual crise econômica internacional, iniciada no setor financeiro norte-americano, atesta o fato de que a “Nova Economia”, assim como a “Velha Economia”, não está livre da ocorrência de fraudes e de escândalos financeiros, em que um dos grandes prejudicados é o investidor.