Paquistão e Índia alegam ter derrubado aviões um do outro

A retaliação paquistanesa veio depois que caças indianos sobrevoaram o território do Paquistão pela primeira vez desde 1971.
Por Estadão Conteúdo 27 fev 2019, 10h02
O conflito de hoje teve início quando o Paquistão enviou aviões de combate para bombardear posições indianas na disputada região da Caxemira, em retaliação a uma ofensiva lançada ontem pela Índia.
Nova Délhi e Islamabad fizeram relatos distintos sobre o enfrentamento.
A Índia diz ter derrubado um caça paquistanês e perdido um de seus aviões. O Paquistão, por sua vez, afirma ter abatido duas aeronaves indianas e que nenhum de seus aviões foi atingido.
Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/paquistao-e-india-alegam-ter-derrubado-avioes-um-do-outro

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47386170
Após a leitura e interpretação da notícia e do mapa acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha somente proposições corretas.
I – O conflito da Caxemira, região disputada por Índia, Paquistão e China, surge em 1971, na guerra de independência do Paquistão Oriental que, ao conquistar sua soberania, passa a se chamar Bangladesh.
II – O conflito pela região da Caxemira se fortalece em 1947, com a independência da Índia e Paquistão, países localizados na região do Industão.
III – A geleira de Sianchen, principal fonte de água que abastece o rio Nubra, afluente do poderoso rio Indo, também é motivo de disputa militar entre Índia e Paquistão.
IV – A Caxemira, dividida entre Índia e Paquistão, através da linha de controle sugerida pela ONU, foi a maneira encontrada para manter os Hindus, etnia predominante na Caxemira indiana, separada dos Islâmicos, maioria étnica da Caxemira paquistanesa.