Para Fernando José Martins, no “fenômeno contemporâneo das ocupações das escolas: os estudantes de São Paulo lutaram para que sua escola não feche, ou por melhores condições nas escolas do Rio de Janeiro, ou contra a gestão privada das escolas em Goiás, o passe livre e aumento da merenda no Ceará, ou, no caso paranaense, sobre a reforma do Ensino Médio, que subtrai a obrigatoriedade de elementos curriculares fundamentais.”
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-carater-pedagogico-da-ocupacao-das-escolas-4qd45ib0p7hy6mli685kqzsxg>. Acesso em: 22 abr. 2017.
A história da sociologia conta com categoria e conceitos que buscam aprimorar a análise sobre a vida em sociedade. Max Weber, pensador e sociólogo alemão, foi responsável por mudar o sentido da compreensão sociológica, na medida em que além de questões estruturais da sociedade, também observou outras variáveis. Nesse sentido, é uma categoria conceitual weberiana que pode ajudar a entender a problemática do texto acima: