Para Max Weber, a “classe social” é um tipo de estrato social dentre outros que se ligam às formas de distribuição de poder nas sociedades. Poder que é distribuído seguindo critérios variados como a “honra” e a religião no caso de sociedades estamentais como o antigo sistema de castas indiano ou o poder político no caso dos partidos nas sociedades ocidentais modernas. No caso das classes sociais, o que as diferencia, para este pensador, é quando um grupo de pessoas tem em comum posses de bens e oportunidades de renda diante das condições do mercado de produtos ou mercado de trabalho. E, em resumo, ter determinados tipos de “propriedades” ou “bens” ou não ter são critérios básicos para definir as situações de classe nas sociedades modernas, por exemplo. Assim, é possível apontar que existem a classe dos empresários, dos arrendadores de terras, dos trabalhadores rurais, dos operários das indústrias, dos profissionais liberais.
Partindo do exposto, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Tanto “classe” como “estamentos” e “partidos” referem-se a qualquer grupo de pessoas com interesses econômicos em comum.
( ) O certo para Weber é que “propriedade” e “falta de propriedade” são categorias básicas de todas as situações de classe.
( ) O critério do poder econômico das classes sociais, como a capacidade de ter ou não posses, não é fundado com base em honras.
( ) As situações específicas de classe distinguem-se segundo o tipo de propriedade e o tipo de serviços oferecidos no mercado.
A sequência correta, de cima para baixo, é: