Para os biólogos, sexo é o processo que dá origem a um novo ser vivo contendo uma mistura dos genes herdados de cada um de seus pais. Mas para a maioria das pessoas a palavra “sexo” está associada ao mecanismo comportamental de deposição de espermatozoides no interior da fêmea, permitindo que o óvulo seja fecundado. Nossa fascinação pelo sexo está mais relacionada com o prazer que ele envolve do que com a formação de um ovo contendo genes de ambos os pais. A análise de fósseis australianos permitiu aos cientistas mapear quando a cópula (sexo no sentido corriqueiro da palavra) surgiu na face da Terra.
Fonte: REINACH, Fernando. 2010. A origem do ato sexual nos vertebrados. A longa marcha dos grilos canibais. São Paulo: Companhia da Letras. p. 88.
Com base no texto acima e sobre o tema “mecanismo de reprodução”, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A reprodução sexuada pressupõe a cópula, ou seja, obrigatoriamente a mistura de genes promovida por tal reprodução, envolve sexo.
02. Nos mamíferos, após a cópula e a fecundação, os cuidados parentais resumem-se ao sexo feminino, principalmente pela presença obrigatória da placenta que nutre o embrião desde o primeiro momento de sua formação.
04. Em humanos, o aparelho reprodutor está localizado internamente, na região abdominal e seu desenvolvimento e amadurecimento dependem da ação do sistema endócrino.
08. Na espécie humana, a fecundação normalmente ocorre nas tubas uterinas e o desenvolvimento do embrião ocorre no útero materno.
16. A cópula, seguida pela fecundação e desenvolvimento de um embrião viável, dando origem a um indivíduo potencialmente fértil, é observada em seres da mesma espécie.
32. Na espécie humana, os hormônios hipofisários, folículo estimulante e luteinizante, são exclusivamente encontrados no sexo feminino e estão envolvidos no ciclo menstrual e no amadurecimento das gônadas.