Questão
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
2009
Fase Única
Para-independencia4366b05884
Para a independência das colônias da América Espanhola, concorreram diversos fatores, alguns dos quais remontavam a antigas contradições enquanto outros tinham um caráter mais circunstancial. Assinale a alternativa que contém fator(es) que NÃO concorreu(ram) para o processo de independência das antigas colônias espanholas.
A
Devido ao papel de destaque do Brasil na geopolítica da América do Sul, a independência e o apoio militar brasileiros aos líderes dos territórios vizinhos - Argentina, Uruguai e Paraguai – foram fundamentais para o êxito da autonomia política dessa região em relação à Espanha.
B
O favorecimento dos ou (brancos, nascidos na Espanha), que, em detrimento dos (brancos, nascidos na América), eram indicados pela metrópole para os mais altos cargos administrativos, jurídicos e eclesiásticos, alimentou na elite intenções de autonomia política.
C
A ocupação da Espanha por Napoleão e a deposição do rei Fernando VII, que foi substituído por José Bonaparte, enfraqueceu os vínculos das colônias com a metrópole, uma vez que o novo governante não era reconhecido, nem pelos líderes políticos nem pela sociedade colonial em geral, como sucessor legítimo.
D
Em diversas regiões da América Espanhola, sobretudo no México, os primeiros movimentos em prol da autonomia política foram protagonizados pelas camadas mais pobres e segregadas (indígenas, mestiços e brancos pobres) da população. Todavia, a consolidação da independência só ocorreu sob a liderança das elites .
E
A sociedade que emergiu a partir da colonização espanhola apresentava profundas contradições de natureza étnico racial, social e econômica.