Para viver mais e com mais saúde, é preciso comer bem. Uma alimentação saudável ajuda o corpo a funcionar melhor e interfere diretamente no seu bem-estar físico e mental. Na última década, diversos estudos demonstraram que preferir uma saladinha à fritura pode não só aumentar a sua longevidade, como melhorar a produtividade durante o dia e até mesmo impulsionar o seu cérebro.
A relação entre comer bem e viver melhor parece bastante intuitiva, mas você sabe exatamente por que isso acontece?
Em primeiro lugar, alimentos saudáveis, como frutas, legumes, vegetais e cereais integrais, são metabolizados e digeridos de maneira mais íntegra pelo corpo. Eles ainda criam menos resíduos (ou sujeiras).
“A comida industrializada tem muito conservante, corantes, sódio e carboidratos refinados, substâncias que podem interferir na microbiota do intestino”, comenta a médica nutróloga Liliane Oppermann.
Além de prevenir o aparecimento de doenças crônicas, uma alimentação saudável ajuda a aprimorar sua produtividade no trabalho.
Frutas e vegetais contêm alguns nutrientes importantes para a produção de dopamina, um neurotransmissor importante em comportamentos como curiosidade, motivação e engajamento. Esses alimentos têm ainda substâncias que reduzem os processos inflamatórios e melhoram a memória e o humor.
(Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimasnoticias/redacao/2017/05/29/comer-bem-aumenta-as-chances-deuma-vida-saudavel-e-mais-longa.htm> Acesso em 14 mai. 2020)
Com base no texto, que trata da influência da alimentação na garantia de uma maior qualidade de vida, depreende-se que a alimentação