Questão
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
2018
1ª Fase
Paradoxo-interessante60998262e4
“Paradoxo interessante, liberalismo e racismo corporificaram, nesse momento, dois grandes modelos teóricos explicativos de sucesso local equivalente e no entanto contraditório (...)” 

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: companhia das Letras, 1993, p. 19)

O aspecto contraditório entre os dois modelos teóricos explicativos, enunciado no trecho acima, pode ser assim compreendido:
A
No Brasil, liberalistas eram abolicionistas, portanto contrapunham-se às teses racistas defendidas por cientistas e pelas instituições oficiais do império.
B
O racismo foi usado como fator explicativo do atraso brasileiro em razão de nossa população ser mestiça e, por isso, não poderia desenvolver-se fora do modelo escravista.
C
O liberalismo fundamenta-se no indivíduo e sua liberdade pessoal, o racismo liga o indivíduo ao destino de sua raça, enquanto resultado de uma estrutura biológica específica.
D
O racismo dos cientistas que defendiam a tese de superioridade racial voltava-se contra a miscigenação e pregava o branqueamento da população brasileira nas gerações vindouras, daí seu caráter conservador.
E
O liberalismo pressupõe ausência de atuação estatal, portanto o Estado não poderia combater as práticas racistas, que se fundamentam na liberdade de expressão do indivíduo.