Paralelamente ao desenvolvimento dos tecidos e órgãos, nos répteis, nas aves e nos mamíferos, são formadas estruturas externas ao embrião denominadas de anexos embrionários. Com base nos conhecimentos sobre os anexos embrionários, considere as afirmativas a seguir.
I. O alantoide tem por função excretar, pelos rins do embrião, substâncias ricas em proteínas. Esse mecanismo, em termos evolutivos, é uma adaptação encontrada na classe dos mamíferos.
II. No saco vitelínico, a parte mesodérmica é responsável pelo desenvolvimento dos vasos sanguíneos, enquanto a parte endodérmica é responsável pela produção de enzimas envolvidas na nutrição das células do embrião.
III. O âmnio, ou bolsa amniótica, é uma estrutura preenchida por líquido, o qual mantém o embrião em um ambiente aquoso, prevenindo-o da dessecação e amortecendo de eventuais choques mecânicos.
IV. O cório se desenvolve bem abaixo da casca dos ovos de répteis e aves e, em conjunto com o alantoide, permite uma eficiente troca de gases entre os tecidos embrionários e o ar ao redor da casca.
Assinale a alternativa correta.