Questão
Simulado UNESP
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Peru-Francisco-Toledo233fbe84683
No Peru, Francisco de Toledo, vice-rei de 1569 a 1581, torna-se no Novo Mundo o campeão da luta contra a idolatria. Ele, os juristas e os teólogos consideram que os incas pecaram contra o verdadeiro Deus ao obrigarem as populações a adorar ídolos, fechando-lhes assim o caminho da salvação; além disso, a idolatria é um pecado contra a natureza, pois é acompanhada necessariamente de antropofagia, sacrifícios humanos, sodomia e bestialidade. Quanto às riquezas que os indígenas ofereciam às suas divindades, eram na realidade consagradas aos demônios; devem portanto pertencer ao rei da Espanha. Pois o verdadeiro Deus não pôde aceitar a “oferenda e o sacrifício da idolatria” –assim argumenta um turiferário de Toledo. 

DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 387.

De acordo com o texto, a visão apresentada por juristas e teólogos espanhóis na América, durante o século XVI,
A
denuncia o extermínio e escravização dos ameríndios no processo de ocupação do território, sugerindo o estabelecimento de relações amistosas com os grupos dominados.
B
estabelece hierarquias raciais entre europeus e povos indígenas americanos, justificando o jugo dos últimos devido à superioridade dos primeiros, portadores do ideal civilizatório.
C
se apropria dos argumentos utilizados a partir da conquista para justificar a submissão militar e cultural dos povos ameríndios e a apropriação de bens considerados valiosos.
D
relativiza a antropofagia e outras práticas culturais dos povos indígenas da América, o que contribuiu para o firmamento de um diálogo pautado pelo ideal de alteridade.
E
associa os povos indígenas ao estágio da barbárie, o que garante aos europeus o dever de encaminhá-los à conquista da autonomia por meio da apresentação da verdadeira fé.