Pesquisadora levanta efeitos negativos do turismo pelo mundo
Por: Flávia Mantovani - G1, em São Paulo - 31/01/2014 06h30 - Atualizado em 31/01/2014 09h17
“Uma praia paradisíaca na Tailândia que se transformou em uma pista de dança para festas de jovens estrangeiros regadas a drogas e álcool. Um vilarejo perdido na Amazônia boliviana que ficou famoso após um israelense se perder na selva e hoje recebe hordas de mochileiros em busca de uma aventura parecida. Uma turista que vai a um vilarejo do Mali com uma visão romântica da África dos filmes de Hollywood e se surpreende ao deparar-se com a realidade extremamente pobre do lugar.
Por meio de exemplos práticos como esses, um novo documentário americano lança luz sobre um tema que poucas vezes passa na cabeça de quem viaja de férias: o impacto nem sempre positivo que o turismo provoca no meio ambiente, na economia e na cultura de localidades no mundo todo, especialmente em países pobres e emergentes.
Gravado ao longo de 14 anos pela antropóloga Pegi Vail, o filme “Gringo Trails” acompanha, por meio de imagens in loco e entrevistas com guias, turistas e escritores especializados em viagens, as transformações que a chegada em massa de turistas provocam em lugarejos de países como Tailândia, Butão, Mali e Bolívia.
Vail identifica uma dinâmica que se repete em vários lugares do mundo, e que faz parte, segundo ela, do fenômeno da “globalização do turismo”. Primeiro, um lugar remoto é “descoberto” por algum aventureiro estrangeiro. A notícia se espalha, guias de turismo passam a escrever sobre o local e uma onda de viajantes – especialmente jovens mochileiros – começam a ir para lá.”
Turismo sustentável pode preservar o meio ambiente?
Por: Ana Maria – Agência Envolverde Jornalismo - 30/06/2020
“O turismo vem crescendo pouco a pouco a cada ano, de 2017 para 2018 houve um crescimento de 6%, e de 2018 para 2019 a expectativa era de um aumento de 3% a 4%. Por um lado este setor é predatório e está provocando diversos impactos no meio ambiente, por outro, um turismo responsável e sustentável pode colaborar com a preservação da natureza.
O Turismo Sustentável surge como resposta para o turismo em massa que tem como impacto a degradação dos destinos visitados. Seu objetivo é atender as necessidades dos destinos de viagem e dos turistas simultaneamente.
‘Se por um lado o turismo predatório pode levar ao esgotamento dos recursos naturais, assim como à descaracterização cultural e desequilíbrio social, o turismo sustentável é composto pelos mesmos pilares do desenvolvimento sustentável – eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.’ – ICMBio”
Como se pode ver nos textos acima, o turismo é uma atividade econômica relevante, mas que pode trazer tanto benefícios quanto malefícios para a sociedade e o meio ambiente. Sobre a atividade turística no Brasil e no mundo, responda:
A) Por que os países pobres e emergentes são os que mais sofrem com o turismo predatório e a degradação ambiental provocada por esta atividade?
B) Apresente TRÊS argumentos que atestem que o turismo sustentável pode ajudar na conservação do meio ambiente?