Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2008
Fase Única
Pesquisadores-egipcios141f0f70fe8
Pesquisadores egípcios estão mudando o contar da História por meio de testes genéticos (Hawass et al., 2010). Eles colheram material de 10 múmias, identificadas como pertencentes à família de Tutancâmon e, também, dos restos mortais do próprio faraó. Os resultados do estudo envolvem análises de DNA, tomografias, provas arqueológicas e registros históricos. Com base em análise de microssatélites, regiões repetitivas do DNA usadas em testes de paternidade, duas das múmias foram consideradas como sendo os pais do faraó e, muito provavelmente, Tutancâmon foi gerado num ato incestuoso. 

HAWASS, Z. et al. Ancestry and pathology in King Tutankhamun’s family. JAMA, 303(7):638-647, 2010.

FRANCO, F.M. 2010. Do laboratório à sala de aula: os recentes avanços da Genética. Genética na escola, v.5, n.1, 2010. Disponível em http://www.geneticanaescola.com.br/ano5vol1/MS16_009.pdf.

Com base em seus conhecimentos e no texto, é correto afirmar que, para a identificação dos pais do faraó Tutancâmon,
A
trechos de DNA das múmias foram cortados pela enzima DNA-ligase, a qual corta o DNA em pontos específicos, onde há determinadas sequências de bases nitrogenadas. Os fragmentos de DNA de cada múmia foram separados pela técnica de PCR e comparados.
B
amostras de DNA das múmias foram analisadas diretamente por meio da técnica de eletroforese. Deve haver pelo menos 25% de coincidência entre o DNA de Tuntancâmon com o de cada um de seus pais.
C
trechos de DNA das múmias foram cortados por enzimas de restrição, as quais cortam o DNA em pontos específicos, onde há determinadas sequências de bases nitrogenadas. Os fragmentos de DNA de cada múmia foram separados por eletroforese e comparados.
D
amostras de DNA das múmias foram submetidas à ação da enzima DNA polimerase, a qual corta a fita em fragmentos, que são separados pela técnica de PCR para, posteriormente, serem comparados.
E
trechos de DNA mitocondrial das múmias foram cortados por enzimas de restrição, as quais cortam o DNA em pontos específicos. Os fragmentos de DNA de cada múmia foram separados pela técnica de PCR e comparados.