Pesquisadores, observando uma população de grilos com diferentes tonalidades – alguns mais claros, outros de cor intermediária e outros mais escuros – que se estabeleceu em determinado ecossistema, verificaram que, durante o dia, os indivíduos mais claros conseguiam camuflar-se melhor em certas áreas do ambiente e, assim, evitar a predação; já os indivíduos mais escuros se camuflavam melhor durante a noite; por fim, os grilos de tonalidade intermediária não conseguiam, de maneira eficaz, evitar a predação nem durante o dia nem durante a noite.

Observa-se, na situação descrita, uma clara pressão da seleção natural que pode ser representada por um dos 3 gráficos a seguir.

Os cientistas ainda verificaram que, apesar de todos os grilos habitarem o mesmo ambiente, com o passar do tempo, os indivíduos mais claros estavam cruzando apenas entre si, assim como os grilos mais escuros cruzavam somente entre si.
Nesse contexto, o tipo de seleção natural que está ocorrendo nestas espécies de grilos, o gráfico que melhor representa esse tipo de seleção e o tipo de especiação que está se estabelecendo nessa população são, respectivamente,