Questão
Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
2017
2ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Pesquisadores20699f3277d
ANULADA
Pesquisadores da Universidade de Yale mostraram como ocorre a infecção da placenta pelo vírus da zika. O estudo foi publicado pela revista “JCI Insight”.

Até então, não era clara a forma como o vírus da zika atravessava a barreira da placenta para atingir e causar problemas no desenvolvimento do feto. O cientista Erol Fikrig e uma equipe de Yale examinaram três tipos de células da placenta – citotrofoblastos, células de Hofbauer e fibroblastos –, obtidas a partir de gestações normais. Três linhagens diferentes do vírus da zika foram testadas em cultura com esses tecidos.

Os pesquisadores descobriram que os fibroblastos e as células Hofbauer eram suscetíveis às infecções em culturas isoladas. Eles também observaram a reação ao vírus no contexto do tecido por inteiro.

“Essas células específicas da placenta poderiam servir como um reservatório para a produção de vírus da zika dentro do compartimento fetal”, disse o coautor Kellie Ann Jurado.

As células Hofbauer auxiliam no acesso do vírus da zika ao cérebro fetal, de acordo com os resultados do estudo. Essas descobertas podem ajudar na compreensão da infecção e de potenciais rotas de produção viral dentro da placenta, segundo Jurado.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/08/estudo-aponta-como-ocorre-infeccao-da-placenta-pelo-zika.html> Acesso em: 2 de agosto de 2016.


Sobre o vetor da doença citada no texto, pode-se afirmar que
A
seu sistema respiratório é traqueal, os gases respiratórios circulam por meio dele e são levados pelo sangue até os tecidos.
B
apresenta a circulação fechada. O líquido circulatório é a hemolinfa que preenche a cavidade geral do corpo, que, por essa razão, se denomina hemocele.
C
seu sistema nervoso consta do cérebro e de uma cadeia ventral de nervos. O cérebro está na cabeça, subdivide-se em protocérebro, deutocérebro e tritocérebro e nos gânglios subesofágicos.
D
está bem adaptado a zonas rurais, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em grandes quantidades de água limpa e parada, isto é, ricas em matéria orgânica em decomposição e sais.
E
foi, atualmente, descoberto que a fêmea se reproduz somente em água limpa e parada, não podendo reproduzir-se em águas com altos níveis de poluição, como o esgoto.