Questão
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Pessoas-com-fome-tomam19589480df1
Pessoas com fome tomam decisões melhores

Se você tem uma grande decisão para tomar, é melhor fazer isso de barriga vazia! Pelo menos, é o que os pesquisa-dores da Utrecht University afirmam. Cientistas realizaram testes com estudantes universitários para saber se comer aquela coxinha antes de pedir demissão é uma boa.

O estudo foi bem simples: convidando 30 participantes, os pesquisadores dividiram duas turmas, uma que havia toma-do café e outra que não; depois disso, os grupos tiveram que responder a um questionário criado pelo time de cientis-tas. Assim, aqueles que estavam com fome se saíram muito melhor do que os praticantes do desjejum.

A publicação vai de encontro à grande parte dos estudos relacionados a esse tema. “Fome moderada pode causar maior intuição e ligação sentimental às pessoas. Isso beneficia na hora de tomar decisões complexas com resultados inesperados”. Ao contrário disso, muitos trabalhos afirmam que a fome pode gerar decisões impulsivas e menos racio-cinadas. E você, como se sai nessas situações?

Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pessoas-com-fome-tomam-melhores-decisoes.html>. Acesso em: 10/08/2019

A boa articulação dos elementos linguísticos de um texto depende de que se usem os elementos de coesão de forma correta. Sobre as expressões sublinhadas no texto, assinale a alternativa CORRETA.
A
O conectivo “Assim”, presente no segundo parágrafo, é um sequenciador discursivo de sentido causal nesse contexto.
B
O pronome demonstrativo “Isso” no terceiro parágrafo poderia ser substituído por “Isto” sem incorreção semântica ou gramatical.
C
O vocábulo “os”, destacado no segundo parágrafo, é um pronome pessoal, portanto equivale à forma “eles” em seu caso reto.
D
As duas ocorrências do conectivo “se”, no primeiro parágrafo, marcam o início de orações de mesmo tipo sintático.
E
Seria gramatical e textualmente correto reescrever o segmento “é melhor fazer isso”, no primeiro parágrafo, como “é melhor fazê-lo”.