Questão
Sprint
2023
Não se aplica
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Pirata-ou-corsario-e1592b6e4eaf
Pirata ou “corsário” é alguém que, em tempo de paz ou suspensão de hostilidades entre principados, pilha, rouba e tira proveito de navios vindos de países sem conflitos com o seu. Os ingleses, porém, não estavam em paz, nem se sabia de qualquer tratado assinado, Decretando boas relações de amizade da Inglaterra com a Espanha. Assim sendo, estávamos em guerra. Toda guerra, por princípio, implica em assaltar navios de país inimigo. Isto, portanto, não é nem pode ser considerado um ato de pirataria. 

(Jean Marcel Carvalho França. A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII, 2012).

Acerca do contexto de colonização na América Portuguesa, o excerto revela
A
a crise derivada do comércio de especiarias na América, redirecionando a atenção das nações e de aventureiros para o Oriente.
B
a prática de invasões e ataques perpetrados por nações estrangeiras em busca de riquezas materiais, sobretudo nas Américas.
C
o uso da pirataria como forma de espoliar as nações inimigas, isto é, os piratas eram contratados para fornecer ganhos a outras potências.
D
o momento em que os ingleses souberam da existência de ouro e prata nas América Espanhola, único bem material visado pelos piratas.
E
a diferença entre corsário e pirata. Este estava autorizado por determinado governo a pilhar navios de outras nações; aquele esbulhava riquezas de qualquer pessoa de forma independente.