Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos sintéticos, resistentes à degradação e altamente estáveis. São tóxicos e apresentam grande capacidade para a bioacumulação em organismos vivos. Também pode ocorrer a biomagnificação desses poluentes, ou seja, acúmulo progressivo ao longo da teia alimentar.


Fonte: Adaptado de http://www.io.usp.br/index.php/oceanos/textos/antartida/31-portugues/publicacoes/seriesdivulgacao/poluicao/812-poluentes-organicos-persistentes
Recentemente, cientistas descobriram que seres humanos podem estar contaminados por Poluentes orgânicos persistentes (POPs), devido à ingestão de organismos marinhos. Algumas hipóteses foram levantadas. Sobre estas, analise as afirmativas a seguir:
I. A matéria orgânica dissolvida e depositada no sedimento marinho possui grande concentração de POPs, e a contaminação se faz pela ingestão de organismos bentônicos.
II. Facilmente confundidos com alimento em razão do seu tamanho, os microplásticos são vectores potenciais na transferência e exposição dos organismos marinhos aos POPs.
III. Os POPs estão associados à matéria orgânica dissolvida na água do mar e são transferidos para a teia trófica através do fitoplâncton.
IV. A base da cadeia alimentar marinha incorpora POPs por meio do processo fotossintético, e sua transferência se faz pela teia trófica.
Estão CORRETAS