Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Popular-patriotica187d7bc3e27
Popular e patriótica, a sublevação de 1363 despertaria as tensões mais profundas da sociedade portuguesa, na luta que se seguiu. De um lado, enfileiravam-se as tropas de Castela e dos senhorios mais poderosos. De outro, a burguesia mercantil, a pequena nobreza militar, o populacho das cidades e a ‘arraia-miúda’ dos campos. Os camponeses atacavam e saqueavam os castelos, vingando-se da prepotência fidalga e da miséria. Mas a decisão da luta estaria nas mãos dos ricos burgueses de Lisboa e do Porto. Estimulados por Álvaro Pais, estes abriram seus cofres: a decisão de quase dois anos de lutas, no campo de batalha, dependia muito de dinheiro para armar os seguidores do Mestre de Avis de fundos, para contratar arqueiros ingleses que enfrentassem a poderosa cavalaria castelhana. Durante o ano de 1384, as forças do ‘Mestre’, aclamado ‘Defensor e Regedor do Reino’, alcançaram inúmeras vitórias, apesar de atacadas por terra e por mar.”

MENDES Jr., Antônio, Brasil - texto e consulta. São Paulo, Brasiliense, s.d. v, 1, p. 47.

A disputa de posições que o texto reflete em meio ao conflito que levou à construção do Estado monárquico português, evidencia que
A
os espanhóis não queriam perder a posição de pioneiros da colonização da África e das novas rotas de navegação que passavam pelo Cabo da Boa Esperança, rumo às Índias.
B
os espanhóis queriam impedir a ascensão do protagonismo da burguesia mercantil, já que o reino de Castela manifestava ínfimo interesse nos negócios mercantis marítimos, fato comprovado no século seguinte.
C
a participação dos mouros ao lado dos espanhóis contribuiu para estimular o sentimento nacionalista entre os portugueses, fato que unificou diversos setores sociais, da arraiamiúda, passando pela burguesia, até a nobreza.
D
as batalhas na Península Ibérica estavam descoladas da crise do século XIV que abateu o restante da Europa.
E
o papel da burguesia em ascensão no financiamento da Revolução de Avis foi determinante para a política estatal posterior de expansão ultramarina.