Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2018
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Popularmente-conhecida250d85c65a5
Popularmente conhecida como açúcar comum ou açúcar de mesa, a sacarose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica. Asa caros e tem origem vegetal, sendo encontrada, principalmente, na cana de açúcar, na beterraba e em algumas frutas. O seu processo de fermentação alcoólica tem beneficiado os seres humanos durante milhares de anos, mas eles não existiriam se não fosse pela levedura, um microrganismo eucarioto que pode metabolizar os açúcares anaerobicamente, através de uma via chamada fermentação alcoólica.

IEZZI, G; DOLCE, O. Matemática ciência e aplicações. Ed. Saraiva. Vol. 2, 9oEd. São Paulo, 2017.

Considere a reação de obtenção da sacarose através de um processo de fermentação.

4C₂H₅OH + 4CO₂ ↔ C₁₂H₂₂O₁₁ + H₂O

Com base no texto e na equação acima, é correto afirmar que a sacarose:
A
é uma importante fonte de energia para as sementes. É um açúcar presente em frutos, um dos constituintes das angiospermas, sendo que, a partir da reação de fermentação apresentada, obtemos 342 g de sacarose a partir de 184 g de etanol (CH₃CH₂OH).
B
é uma importante fonte de energia para as sementes. É um açúcar presente em frutos um dos constituintes das gimnospermas, sendo que, a partir da reação de fermentação apresentada, obtemos 342 g de sacarose a partir de 184 g de etanol (CH₃CH₂OH).
C
é uma importante fonte de energia para as sementes. É um açúcar presente em frutos, um dos constituintes das angiospermas, sendo que, a partir da reação de fermentação apresentada, obtemos 184 g de sacarose a partir de 342 g de etanol (CH₃CH₂OH).
D
é uma importante fonte de energia para as sementes. É um açúcar presente em frutos, um dos constituintes das angiospermas e das gimnospermas, sendo que, a partir da reação de fermentação apresentada, obtemos 342 g de sacarose a partir de 184 g de etanol (CH₃CH₂OH).
E
é uma importante fonte de energia para as sementes. É um açúcar presente em frutos, um dos constituintes das angiospermas e das gimnospermas, sendo que, a partir da reação de fermentação apresentada obtemos 184 g de sacarose a partir de 342 g de etanol (CH₃CH₂OH).
F
I.R.