Questão
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Primavera-Arabe-teve1312848de04
A Primavera Árabe teve início em 2010, na Tunísia, localizada ao norte do continente africano. Naquele ano, um jovem tunisiano, revoltado com a sua situação financeira, ateou fogo em seu próprio corpo, como forma de protesto. Esses protestos se espalharam pelo país fazendo com que, dez dias depois, o presidente Zeni El Abdine Ben Ali fosse deposto. O povo da Tunísia já não concordava mais com a política de governo do presidente, uma vez que ele estava no poder desde novembro de 1987 e nada havia feito para melhorar a qualidade de vida da população, seja estimulando a criação de empregos, seja melhorando o acesso à saúde e à educação. (PRIMAVERA... 2017). 

A Primavera Árabe trouxe, inicialmente, uma esperança que, ao passar dos anos, não se concretizou plenamente, como se pode inferir
A
no restabelecimento de governos autoritários, como no Egito, e em guerras civis provocadas pela manutenção de regimes ditatoriais, a exemplo da Síria, frustrando os ideais de redemocratização. 
 
B
na aliança que os novos governos, como o da Tunísia e o da Líbia, estabeleceram com o Estado Islâmico, buscando eliminar a influência do Ocidente, do cristianismo e dos Estados Unidos. 
 
C
no restabelecimento da corrida armamentista e no acirramento das tensões mundiais, com o apoio de Vladimir Putin, presidente da Rússia, aos países árabes e o de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, a Israel. 
 
D
no fracasso das políticas de socialização dos meios de produção e estatização das empresas privadas, em decorrência da ausência de apoio da Rússia, decorrente da crise econômica mundial. 
 
E
na falta de apoio dos países ocidentais que, envolvidos na crise dos refugiados, se mantiveram distantes das questões políticas do Oriente Médio e do norte da África, assumindo uma posição de neutralidade.