A Primavera Árabe teve início em 2010 na Tunísia, localizada ao norte do continente africano. Naquele ano, um jovem tunisiano, revoltado com a sua situação financeira, ateou fogo em seu próprio corpo, como forma de protesto. Esses protestos se espalharam pelo país, fazendo com que, dez dias depois, o presidente Zeni El Abdine Ben Ali fosse deposto.
Após o sucesso dos tunisianos, os egípcios foram às ruas, exigindo a saída do presidente Hosni Mubarak, acusando-o de ditador, por estar no poder há 30 anos. Mubarak renunciou ao poder 18 dias após o início das manifestações. Em ambos os países, protestos foram marcados por intensa violência, empreendida tanto pelo povo nas ruas quanto pelas forças aliadas aos presidentes.
A Líbia também fez parte da Primavera Árabe. Muamar Kadaffi , presidente por 42 anos, foi derrubado do poder após uma longa guerra civil com duração de 8 meses. Já o Iêmen foi o último país a conseguir derrubar o seu presidente, Ali Abdulhah Saleh, que foi alvo de um ataque contra a mesquita do palácio presidencial, em Sanaa. Com receio de ser assassinado, assinou um acordo para deixar o poder logo após o ocorrido.
Disponível em: <http://educacao.globo.com/geografi a/assunto/atualidades/primavera-arabe.html>. Acesso em: 27 abr. 2015.
Considerando essa situação, avalie as afirmações abaixo.
I) Após a morte de Muamar Kadafi , milícias armadas disputam o território nacional. A milícia islâmica An sar al Sharia afi rma ser a mais perigosa do país e controla Bengasi.
II) Posteriormente às manifestações de 2011, Beji Caid Esselsi, anti-islamita, é o primeiro presidente democraticamente eleito na história da Tunísia, concluindo a transição democrática no país.
III) O Estado Islâmico (EI) é um grupo radical de dissidentes da rede Al-Qaeda, que vem causando milha res de mortes por implementar a “lei islâmica” e se autodeclarar califado.
IV) O Iêmen, com as maiores reservas de petróleo da África, foi o único que sem demora conseguiu se organizar democraticamente, com ajuda da OTAN e da ONU, e hoje está estruturado politicamente.
Estão CORRETAS as afirmações contidas em: